1 Somos netos da Madrinha da Serra – Nunes de Souza, Faleiros, Monteiro de Araujo, Leme, Sampaio, Silveira, Vaz de Melo, Barbosa, Rodrigues da Costa

HISTÓRIA DE PORTUGUESES NO BRASIL

HISTÓRIA DE PORTUGUESES DO BRASIL

Como se faz genealogia:
Família Nonteiro de Araujo, Nunes, Ferreira, Souza, de Franca-SP, Patrocínio Paulista, Uberaba-MG e Penápolis-SP

Esse site é um estudo da família paterna de PAULO CÉSAR DE CASTRO SILVEIRA, começando pela Velha da Serra e seus descendentes:

São as famílias que se uniram à família de JOAQUINA CUSTÓDIA DA CONCEIÇÃO, a MADRINHA DA SERRA, e as famílias que casaram seus filhos com os descendentes da Madrinha da Serra:

Monteiro de Araújo, Nunes de Souza, Vaz de Mello, Júlio da Silveira, Silveira Fernandes, Silva e Oliveira, Carrilho de Castro, Sampaio, Cintra, Barbosa, Rodrigues da Costa, Leme, Souza Teixeira, entre outras.

A MADRINHA DA SERRA é a mãe de:

Lauriana Esméria Ferreira que é mãe de:

Custódia Nunes que é mãe de:

Maria do Carmo de Souza que é mãe de:

Alcina Monteiro que é mãe de:

Alceu Júlio da Silveira que é o pai de:

PAULO CÉSAR DE CASTRO SILVEIRA

Aqueles que voltam para o Pai só morrem quando são esquecidos por aqueles que aqui eles geraram.-
História de Portugueses no Brasil
História de Portugueses do Brasil
ORGULHO NACIONAL PORTUGUÊS
 –
“Ainda existirá a velha casa senhorial do Monteiro?
Meu sonho era acabar morando e morrendo
Na velha casa do Monteiro.”

Aqueles que voltam para o Pai só morrem quando são esquecidos por aqueles que aqui eles geraram.

A Madrinha da Serra, os 5 filhos já falecidos, em 1886, com 104 anos ainda cuidava da Fazenda da Serra, era um toquinho, não andava mais e seus escravos a carregam pela fazenda em um andor, e a veneravam.
Tomou conta da Fazenda da Serra em Patrocínio Paulista até falecer aos 104 anos e era viúva desde 1832.
O Coronel João Monteiro de Araujo (1820-1900) morreu trabalhando, cuidando de porcos no mangueiro da Fazenda Badajós em Uberaba-MG
Ele dizia quando morava na Franca-SP:
– Se o D. Pedro II vier à minha fazenda, não poderei recebê-lo pois meus escravos comem comigo à mesa.
pelo orgulho nacional
foto pra genealogia port bra
Aqui tudo começou no Batismo da MADRINHA DA SERRA
Clic na foto para vê-la grande:
R:  163 G:  255 B:  143 X:  377 Y:  375 S:    0 Z:  226 F:  232

R: 163 G: 255 B: 143 X: 377 Y: 375 S: 0 Z: 226 F: 232

Aqui teremos

MINHA FAMÍLIA MATERNA –

UBERABA-MG E SEUS FUNDADORES.

Capitao Domingos da Silva e Oliveira 15 54 17 11 2017

E onde vivo hoje:

historia de sao jose dos campos 27 ago 18

GENTE DA MINHA TERRA

Genealogia de famílias portuguesas vindas para a Capitania de Minas Gerais, no Brasil.

E, que,  posteriormente, de Minas Gerais, no Brasil, seguiram para desbravar a Região de Batatais-SP, Franca-SP, o Sertão do Rio Pardo, e, depois, Oeste do Estado de São Paulo, também no Brasil.

Sem esquecer nosso amado Portugal de onde viemos.

job para madrinha

lingua

veja a terrinha norte entre minho e douro maravilhosa de onde viemos:

Mandas-me, Ó Rei, que conte declarando

De minha gente, a grão GENEALOGIA;

Não me mandas contar estranha história,

Mas mandas-me louvar dos MEUS A GLÓRIA.

Chegamos a 8.000 acessos em primeiro de fevereiro de 2013:

01/fev/2013

madrinha oito mil dois

Aquilo que ouvimos e aprendemos e nossos pais nos contaram, não o encobriremos aos nossos filhos, nós o contaremos de geração em geração.

NOSSO AMADO PORTUGAL

1003879_250863581705423_1879777662_n

Roceiros, desbravadores, pioneiros.

A nossa árvore genealógica está bem no começo mas vamos ampliá-la:

http://www.myheritage.com.br/site-764542/madrinha-da-serra

Esse site é um estudo da família paterna de PAULO CÉSAR DE CASTRO SILVEIRA, começando pela Velha da Serra e seus descendentes:

São as famílias que se uniram à família de JOAQUINA CUSTÓDIA DA CONCEIÇÃO, a MADRINHA DA SERRA, e as famílias que casaram seus filhos com os descendentes da Madrinha da Serra:

Monteiro de Araújo, Nunes de Souza, Vaz de Mello, Júlio da Silveira, Silveira Fernandes, Silva e Oliveira, Carrilho de Castro, Sampaio, Cintra, Barbosa, Rodrigues da Costa, Leme, Souza Teixeira, entre outras.

A MADRINHA DA SERRA é a mãe de:

Lauriana Esméria Ferreira que é mãe de:

Custódia Nunes que é mãe de:

Maria do Carmo de Souza que é mãe de:

Alcina Monteiro que é mãe de:

Alceu Júlio da Silveira que é o pai de:

PAULO CÉSAR DE CASTRO SILVEIRA

Genealogia de Custódia Nunes e de seu marido  Joaquim José Rodrigues de Souza:

Antepassados de Custódia Maria de Jesus

Anúncios

6 Respostas to “1 Somos netos da Madrinha da Serra – Nunes de Souza, Faleiros, Monteiro de Araujo, Leme, Sampaio, Silveira, Vaz de Melo, Barbosa, Rodrigues da Costa”

  1. Daniel Ferreira da Silva Says:

    Bom dia !

    Meus tetravós se chamavam José Antônio da Silva e Theodora Maria do Sacramento. Em Piumhi-MG, a partir de 1850, José Antônio da Silva e Theodora Maria do Sacramento tiveram os seguintes filhos:

    1) Misaél (L 4, fls. 7): Batizado aos 13 de Outubro de 1850, tendo como padrinhos José Francisco da Silva e Claudina Theodora do Sacramento. Padre Modesto Luiz Caldeira.

    2) José (L 4, fls. 55V): Batizado aos 25 de Outubro de 1852, tendo como padrinhos José Luciano da Costa e Jezuina Cândida de Mello. Padre José Florêncio Rodrigues.

    3) José (L 4, fls. 86V): Batizado aos 02 de Abril de 1854, nascido aos 4 de março de 1854 tendo como padrinhos José Luciano da Costa e Jezuina Cândida de Mello. Padre José Florêncio Rodrigues.

    4) Maria (L 4, fls. 151V): Batizada aos 26 de Julho de 1856, nascida aos 6 de julho de 1856, tendo como padrinhos Manoel José Barbosa e Maria Claudina de Jesus. Padre José Florêncio Rodrigues.

    Porém, antes dos nascimentos desses filhos, meus tetravós José Antônio da Silva e Theodora Maria do Sacramento tiveram o meu trisavô Antônio José da Silva ( 03/12/1844-07/05/1924 ) e o irmão dele, meu tio-trisavô José Cassimiro da Silva (04/03/1845 -? ).

    O professor Luís Augusto verificou para mim na paróquia de Piumhi que nesta paróquia não consta o registro de batismo do meu trisavô Antônio José da Silva e nem o registro do casamento dos meus tetravós José Antônio da Silva e Theodora Maria do Sacramento, o que indica que meus tetravós José Antônio da Silva e Theodora Maria do Sacramento não se casaram em Piumhi e o meu trisavô Antônio José da Silva também não nasceu em Piumhi, somente os outros irmãos dele, a partir de 1850.

    Isso indica que meus tetravós José Antônio da Silva e Theodora Maria do Sacramento podem ter se casado em alguma cidade perto de Piumhi-MG, antes de 1844, terem tido o meu trisavô Antônio José da Silva nessa cidade em 1844 e depois terem se mudado para Piumhi.

    Dessa forma, gostaria de saber o seguinte: Vocês podem me ajudar a descobrir onde estão o registro de casamento dos meus tetravós José Antônio da Silva e Theodora Maria do Sacramento e o registro de batismo
    do meu trisavô Antônio José da Silva?

    Os padrinhos de batismo do Misael ( irmão do meu trisavô Antônio José da Silva ), filho dos meus tetravós José Antônio da Silva e Theodora Maria do Sacramento foram José Francisco da Silva e Claudina Theodora do Sacramento, que eu suspeito que sejam os pais da Theodora Maria do Sacramento, e portanto, talvez sejam os avós maternos do Misael.

    Atenciosamente,

    Daniel Ferreira da Silva

    Catalão-Go

  2. Sonia Monteiro Says:

    Paulo Cesar de Castro Silveira, Sou Sonia Valéria Monteiro de Souza, filha de Waldecir Monteiro de Souza, filha de Adauto Monteiro de Souza, filho de Ana Augusta e Pedro Monteiro de Araujo. Sua avó é irmã do meu avô. Quero me comunicar com você, descobri esse site hoje. Tem fotos que eram de nosso álbum de familia que foram cedidas ao filho da Mirtes. Eu atuo Com Constelações Familiares e essa árvore me interessa muitíssimo. Gostaria de falar com você. Um abração. Somos primos

  3. GISELE Says:

    BOM DIA SONIA MONTEIRO E DANIEL FERREIRA DA SILVA.
    MEU NOME É GISELE,, SOU DA CIDADE DE PRES.PRUDENTE ESTADO DE SÃO PAULO,, MINHA MÃE NASCEU NA CIDADE DE PIUÍ OU PIUMHI MG NO ANO DE 1937,,, ELA É FILHA DE MARIA VAZ DE OLIVEIRA E JOSE VAZ DA SILVA . QUANDO ELA TINHA APROXIMADAMENTE 5 ANOS VEIO EMBORA PARA PRES.PRUDENTE ONDE NUNCA MAIS TEVE NOTÍCIAS DA FAMILIA. E EU ESTOU A PROCURA DE ALGUÉM QUE SEJA DA FAMÍLIA DELA, O NOME DA MINHA MÃES É LUCIA LUZIA VAZ DA SILVA, E A IRMÃ ERA ERMINDA VAZ DA SILVA E SEU IRMÃO ERA JOSE VAZ DA SILVA, MESMO NOME DO PAI.
    AGRADEÇO SE ALGUÉM PUDER ME DAR UMA PISTA.

  4. Somos netos da Madrinha da Serra – Nunes de Souza, Faleiros, Monteiro de Araujo, Leme, Sampaio, Silveira, Vaz de Melo, Barbosa, Rodrigues da Costa – MADRINHA DA SERRA – JOAQUINA CUSTÓDIA DA CONCEIÇÃO Says:

    […] Ferreira da Silva Says: 26 de julho de 2013 às 10:49 am | Responder   EditarBom dia […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: