0 A Família Monteiro de Araújo, de Penápolis-SP, Uberaba-MG, Trindade-GO, Itirapuã-SP, Patrocínio Paulista-SP, Candeias-MG, e, Barbacena-MG – família portuguesa com certeza – O Coronel JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO, (1820-1900), cujos descendentes casaram-se nas famílias: Correia, Nunes de Souza, Gouveia, Sampaio, Béber, Leme, Goulart, Strogen, Barbosa, Silveira, Marques, Delgado, Morais, Parente, Pires de Morais, Vaz de Melo, Gomes da Silva, Faleiros, Cruvinel Borges

HISTÓRIA DE PORTUGUESES DO BRASIL
HISTÓRIA DE PORTUGUESES NO BRASIL

“Ainda existirá a velha casa senhorial do Monteiro? 

Meu sonho era acabar morando e morrendo Na velha casa do Monteiro.”

Monteiros  que se casaram com os NUNES DE SOUZA DA MADRINHA DA SERRA, tiveram netos se casaram nas famílias:

Correia, Nunes, Gouveia, Souza,  Béber, Leme, Goulart, Strogen, Barbosa, Silveira, Marques, Delgado, Morais, Parente, Pires de Morais, Faleiros, Cruvinel Borges, e muitas outras famílias no Brasil.

e, em tantas outras famílias de Franca-SP, Penápolis-SP, Uberaba-MG, Candeias-MG, Patrocínio Paulista, Barbacena-MG

Um primo nosso usou a genealogia dos Monteiro de Araujo para chegar aos judeus sefaraditas (de Portugal e da Espanha). Acredita que Isabel Velho antepassada nossa Isabel Velho seja cristã-nova.

CERTIFICADO CIL XN ISABEL VELHO

OS MONTEIRO DE ARAUJO QUE FORAM DE FRANCA-SP PARA UBERABA-MG,

ficaram de 1892 até 1912, 20 anos na Fazenda Badajós;

 tiveram filhos em Uberaba-MG e seguiram para Penápolis-SP

NEM TODOS CLARO DOS MONTEIRO DE ARAUJO, de Franca-SP, FORAM PARA UBERABA-MG e nem todos os de UBERABA-MG seguiram para Penápolis-SP.

Os 8 irmãos Monteiro de Araújo que foram para Penápolis-SP, no início do século XX, 1904, 1911 e 1912, buscavam terras mais baratas porque a divisão da Fazenda Badajós acabou dando pouca terra para os 16 herdeiros, filhos do Coronel João Monteiro de Araújo 1820-1900 e também buscavam terras com matas porque, em Uberaba-MG, no Badajós tinha então pouca mata.

Os escravos do Coronel João Monteiro de Araújo comiam, à mesa, com ele, e, ficaram com ele depois da abolição da escravidão no Brasil, e,

depois continuaram com a Família indo para Penápolis-SP e outros lugares, alguns deles. Ele dizia:

– Se D. Pedro II vier à minha casa, não tenho como dar um jantar para ele pois meus escravos comem à mesa comigo.

UMA DAS FILHAS DE ESCRAVOS QUE PERMANECERAM NA FAMÍLIA

ZEZÉ, filha da escrava Maria Eufrásia, acompanhou a família para Trindade-GO, sepultada com a família

IMG_0724

ESTA PÁGINA É DEDICADA A:

monica sampaio

Mônica Aparecida Sampaio Garcia Maschietto, filha da Laurinha, neta da Anita, bisneta da Laura, tri-neta do Antônio Monteiro de Araujo, tetra-neta do Coronel João Monteiro de Araújo(1820-1900), penta-neta do Capitão José Monteiro de Araújo, sexta-neta do João Monteiro de Araújo(1723-1799), sétima-neta do Manoel Monteiro, oitava-neta da Mariana Monteira.

  • Aquilo que ouvimos, e, que aprendemos, e, que nossos pais nos contaram, não o encobriremos aos nossos filhos.

Nós os contaremos, de geração em geração.

DAMOS BEM ABAIXO NESTA PÁGINA DA MADRINHA DA SERRA http://www.madrinhadaserra.wordpress.com os 16 filhos do casal JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO E LAURA CÂNDIDA DE ASSUNÇÃO (PIRES DE MORAIS).

MEU TETRAVÔ teve 14 filhos, Meu trisavô teve 16 filhos, meu bisavô 10, minha avó 7 filhos.

Faça as contas: 16x10x7, a Fazenda Badajós em Uberaba-MG foi fatiada em mais de 1.120 pedaços, sobrando um lote, um pequeno terreno pro meu pai.

A fazenda do tetravô estaria dividida em mais de 10.000 pedaços.

E a Fazenda do tetravô então: seria a Fazenda do Morro Redondo, Itirapuã-SP, fatiada em 14 x 16 x 10 x 7 = quanto sobra da Fazenda Morro Redondo do Pontal para meu pai? = 15.680 avos da fazenda para meu pai. 

Ninguém foi explorado, ninguém oprimido. Simplesmente dividiu-se a herança.

Temos orgulho do Coronel João Monteiro de Araujo cujos escravos comiam à mesa com ele.

Coronel JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO, (seu avô tinha este mesmo nome, não misturar)  ( nascido em 1820- falecido em 1900),  casou 5 de seus 16 filhos, com 5 bisnetos da MADRINHA DA SERRA

Antônio c/c Mariana

João c/c Lauriana

Pedro c/c Ana Augusta

Carlos c/c Maria do Carmo

Ester c/c Joaquim

Estes casais MONTEIRO DE ARAÚJO-NUNES DE SOUZA foram para Penápolis-SP

NOTA SOBRE A CHEGADA DOS MONTEIRO DE ARAÚJO A PENÁPOLIS-SP e os ex escravos que seguiram conosco.

Recebi estas informações sobre a VIAGEM dos MONTEIRO DE ARAÚJO para PENÁPOLIS-SP:

Contribuição valiosa, lembrando que o primeiro Monteiro de Araújo a chegar, como descobrimos foi o PRIMOGÊNITO JOSÉ CÂNDIDO MONTEIRO, nascido em 1843, filho do JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO.

Veja a Árvore genealógica dos Monteiro de Araújo:

Antepassados de Carlos Justino Monteiro (1862-1935) até o ano de 1.500

Antepassados de carlos justino monteiro vertical 24 nov 20

relatorio de carlos justino monteiro

Há alguns erros de nomes, mas a contribuição foi da maior importância.

1- Ester Cândida de Assunção foi casada com Joaquim Nunes de Souza.

E, o Joaquim Nunes Monteiro é o QUINCA MONTEIRO, filho da Lauriana Nunes de Souza e João Monteiro de Araújo Filho, irmão de Ester.

Militão não é pai do Juvêncio da Farmácia.

Estamos conferindo tudo. Obrigado. Não faço ideia quem seja Cassiano.

“””””Parentes:

seguem as informações que colhi com minha tia Terezinha em Penápolis, espero poder ajudar na construção deste lindo “livro de histórias”: Já foi citado que os escravos viviam quase como parentes dentro da família Monteiro, segundo as histórias dos antepassados, em Uberaba muitos escravos da fazendas vizinhas fugiam para a fazenda do Cap. João Monteiro de Araújo, tendo este inclusive escondido alguns afim de protegê-los, esta situação criou graves desavenças com os fazendeiros da região, inclusive houveram ameaças de morte contra os Monteiro.

Esta situação também pesou na decisão de saírem de Uberaba.

A comitiva foram de quase quarenta carros de bois, tinha carro de boi cheio de crianças, tinha um carro de boi carregado só de rapaduras. O irmão MILITÃO (pai do Juvêncio, Wilson, Dalila, Dirce, Diva, Dulce, Gualter, Jairo, Jaime…. ) ficou em Tanabi SP.

Vieram o CASSIANO ( Fernando, Jojó, Nana, Minota, Alvi) CARLOS ( que acredito ser o seu tronco da família ) – ( Urias, CArlos, Belico, Antonieta, Totonho, Alcina, Adélia, Custória) JOAQUIM Nunes Monteiro, casado com Ester ( Artur, Adolfo, Alberto, Antonio, Albertina, Marieta, Antonieta, Pedro, Maria) JOÃO, casado com Lauriana ( meus bisavôs) – observação a bisavô casou com 12 anos e morreu aos 39 ( Alzira, Joaquim -Quinca Monteiro, Antonio – Tonico Monteiro, Maria de Lourdes, Yolanda -minha avó, Custódio, Iracy, Francisco e João) ANTONIO, casado com Mariana ( meus bisavós ) –

segundo minha tia Terezinha, o bisavô Antonio deve ter falecido na década de 20, porque meus avós casaram em 32 e o bisavô Antonio já tinha morrido ( Joaquim – foi para SP advogar, levou a bisavó Mariana, já viúva e os irmãos mais novos e os ex-excravos que sempre acompanharam a família), Maria – Lica, esposa do Guimarães, Antonio, Alvaro Monteiro de Araujo ( meu avô ) voltou para Penápolis e montou engenho, trouxe de volta a Umbelina -ex-escrava – e toda sua família, seus filhos se integravam na família, inclusive seu caçula o José foi batizado como José Monteiro, seu filho Sergio aprendeu a dirigir e o Robertinho tocava na Banda que o meu avô Álvaro teve e que tocava em Penápolis no tempo do cinema mudo, meu avô tocava instrumentos de sopro, tinha outro negro na banda chamado Camundá), Mariana, Nilson, José – morreu na revolução de 32, Laura ( familia Sampaio /Oceu ) PEDRO (Maria, Armando, Adauto, Benedito, Odorico, Assis, Arlindo, Arlinda, Armanda) Bom estas são as informações que minha tia lembrou-se abraçosJoão Álvaro””””””””””

O Coronel João Monteiro de Araujo (1820-1900) morreu trabalhando, cuidando de porcos no mangueiro da Fazenda Badajós em Uberaba-MG
-O Coronel João Monteiro de Araujo (1820-1900) dizia quando morava na Franca-SP:
– Se o D. Pedro II vier à minha fazenda, não poderei recebê-lo pois meus escravos comem comigo à mesa.

O Coronel João Monteiro de Araujo (1820-1900) MORREU TRABALHANDO AOS 80 ANOS, NO CHIQUEIRO, mangueiro, DA FAZENDA BADAJÓS, EM UBERABA-MG, DE ATAQUE DO CORAÇÃO

Um fazendeiro que trabalhou até a hora da sua morte.

Monteiro que se casaram com os NUNES DE SOUZA DA MADRINHA DA SERRA, tiveram netos se casaram nas famílias:

Correia, Nunes, Gouveia, Souza,  Béber, Leme, Goulart, Strogen, Barbosa Silveira, Marques, Delgado, Morais, Parente, Pires de Morais, Faleiros, e tanta gente de Franca-SP e Penápolis-SP, Uberaba-MG,,

De onde vieram, onde moravam antes de virem para o Morro Redondo do Pontal, divisa São Paulo Minas Gerais, na atual Itirapuã-SP,, depois chamada Capivari da Mata…
Vieram de Candeias-MG.
VER ORIGEM DE NOSSA FAMÍLIA PORTUGUESA COM CERTEZA AQUI:
Usina Ribeirão dos Monteiros, localizada na região da Estação de Bugios, município de Candeias, tive o privilegio de acompanhar a sua construção, quando aos domingos, juntamente com meu pai, minha mãe e meus irmãos, pegávamos o trem da Rede Mineira de Viação, a velha Maria Fumaça, todos os domingos as 8:00 horas da manhã e as 17:00 horas, estávamos de volta, alegres, pois além da visita à nova usina hidrelétrica, para nós, viajar de trem, era uma grande terapia.

No Arquivo Público de Uberaba-MG no Brasil, eu achei só o inventário da esposa do Coronel João Monteiro de Araujo, a vó Laura Cândida de Assunção, em 1907.

Vamos ver esta família porque 5 FILHOS DO CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO casaram-se com 5 bisnetos e bisnetas da MADRINHA DA SERRA, a quem este site se dedica.

5 ou 6 filhos do Coronel João Monteiro de Araujo casaram-se com primos em primeiro grau – tradição da Família Monteiro de Araujo por séculos.

NOSSO TRONCO NO BRASIL
João Monteiro de Araujo (AVÔ, nascido em Portugal em 1723, e, FALECIDO EM CANDEIAS-MG EM 1799), nascido na freguesia de S. Tiago de Carreira, Concelho de Santo Tirso, Bispado do Porto, filho de Manoel Monteiro, natural da freguesia de Sam Paio de Guimarei, Concelho de Santo Tirso, e Izabel Antonia da freguesia de Santiago de Carreira, ambas do Bispado do Porto.
Agradecemos ao Projeto Compartilhar
CONHEÇA A FAMÍLIA DE ANA MARIA DE JESUS ESPOSA DO JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO, O AVÔ
PROJETO COMPARTILHAR
ENTÃO:
João da Costa e Mariana Monteira são os pais de:
MANOEL MONTEIRO (c/c Izabel Antônia) é pai de:
JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO, o avô, (c/c Ana Maria de Jesus) é pai de:
PRIMO COM PRIMO TRADIÇÃO DE NÓS MONTEIRO – ESTA FRASE APARECE MUITO AQUI… CASADA COM SUA PRIMA
Capitão JOSÉ MONTEIRO DE ARAUJO (casado com sua prima Maria Joaquina de Jesus) é pai de:
CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO, neto, (c/c Laura Cândida de Assunção também dita LAURA PIRES DE MORAIS, e quase certeza são primo em primeiro grau por parte dos Pires de Morais) é o pai de:
16 filhos, dos quais 5 se casaram com bisnetas da MADRINHA DA SERRA e são estudadas em detalhe neste site.
http://www.madrinhadaserra.wordpress.com
Mapa de População de Candeias-MG, nossa família presente em Candeias-MG, pioneiros lá.
1831CandeiasMG

JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO, (avô – tem neto do mesmo nome), casado com Ana Maria de Jesus, (filha de José Vaz de Morais c/c Ângela Pais de Almeida), e, falecido em 1799, em Candeias-MG, é o pai de:

JOSÉ MONTEIRO DE ARAÚJO, c/c Maria Joaquina de Jesus (Pires de Morais), PRIMO CASADO COM PRIMO TRADIÇÃO DA FAMÍLIA, e,  falecido em 23/jun/1860, no Morro Redondo, hoje Itirapuã-SP, e que é pai de;

Coronel JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO (NETO), casado com Laura Cândida de Assunção Pires de Morais, 1820-1900, morreu na Fazenda Badajós em Uberaba-MG, morreu trabalhando aos 80 anos no chiqueiro de infarto, que é o pai de:

16 FILHOS, 8 homens e 8 mulheres – 5 dos quais casados com bisnetos da MADRINHA DA SERRA.

NOTA: João Monteiro de Araujo e Laura são provável primos em primeiro Grau, porque o pai de Laura, é Pires de Morais, e, é provável irmão de Maria Joaquina de Jesus (que é Pires de Morais por parte de pai)…

Nota: José Monteiro de Araújo e Maria Joaquina de Jesus (Pires de Morais) são primos em primeiro grau. A mãe do José Monteiro de Araujo, a Ana Maria de Jesus, é IRMÃ do pai da Maria Joaquina, o Joaquim Pires de Morais.

José Vaz Muniz c/c Ana Pires de Oliveira são os pais de José Vaz de Morais que se casou com Ângela Pais de Almeida.

José Vaz de Morais c/c Ângela Pais de Almeida, são os pais de Ana Maria de Jesus, fal. em 1810 com inventário em Formiga-MG. Ana Maria de Jesus se casou com JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO, patriarca,, falecido em 1799. pais de José Monteiro de Araujo.

Mapa de População de Candeias-MG em 1831:  Dele se calcula as datas de nascimento de José e de Maria Joaquina. Como veremos abaixo, as meninas casaram bem em Franca-SP

JOSE MONTEIRO DE ARAUJO chefe do fogo branca 46 casado agricultor

MARIA JOAQUINA cônjuge branca 37 casado fiadeira

JOSE MARIA dependente branca 20 solteiro

MANOEL dependente branca 14 solteiro

JOSE dependente branca 12 solteiro

JOÃO dependente branca 10 solteiro ESTE É O CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO 1820-1900. bate com idade do óbito.

JOSEFA dependente branca 0 solteiro

ANTONIO dependente branca 4 solteiro

MARIA dependente branca 6 solteiro

CANDIDA dependente branca 11 solteiro

ANNA dependente branca 7 solteiro

DEMITILDES dependente branca 3 solteiro

nº escravos 11 nº moradores 23

E para conhecer a família destes 5 Monteiros casados com Souza e que foram para Penápolis-SP, veja:

http://www.madrinhadaserra.wordpress.com

5 filhos do Coronel João Monteiro de Araújo e de Laura Cândida de Assunção,  casaram-se com 5 irmãos da Família Nunes de Souza,  descendentes, bisnetos, da Madrinha da Serra.

Vovó Laura Cândida de Assunção LAURA PIRES DE MORAIS teve 16 filhos e teve filhos até 50 anos de idade.

Laura é filha de Demitildes Cândida de Assunção, e, de Antônio Pires de Morais, portanto, é quase certeza que Laura PIRES DE MORAIS, também dita LAURA CÂNDIDA DE ASSUNÇÃO é prima primeira do CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO.

Esse Antônio Pires de Morais é PROVAVELMENTE filho, de Joaquim Pires de Morais (o velho), avô materno do Coronel JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO. (1820-1900)..

Joaquim Pires de Morais (o velho, ele tem filho do mesmo nome) é pai de Maria Joaquina de Jesus Pires de Morais, mãe do CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO. (1820-1900)..

Laura nasceu em Candeias-MG, em 1829, e, o Coronel José Monteiro de Araújo nasceu, em 1820, também em Candeias-MG, mas não  encontrei ainda o batizado dele ainda. É provável que o assento de batismo esteja em capelas filiais nos livros de Itapecerica-MG de onde Candeias-MG era capela em 1820.

Pesquisar em Freguesia de Itatiaia, Ouro Branco-MG onde estes Pires de Morais moraram.

BATIZADO DE LAURA CÂNDIDA DE ASSUNÇÃO

Mapa de População de Candeias-MG

Base de nossa Genealogia

candeias-mapa

Depoimento Comovente e Histórico:

Entrevista com a Carmita, bisneta, duas vezes, do Coronel João Monteiro de Araújo:

VER ABAIXO SOBRE O CORONEL  JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO (1820-1900) que dizia:

SE O DOM PEDRO II VIER À MINHA FAZENDA NÃO POSSO RECEBÊ-LO PORQUE MEUS ESCRAVOS COMEM À MESA COMIGO.

A matriarca dos Monteiro de Araújo de Uberaba-MG e Penápolis-SP, a vó LAURA CANDIDA DE ASSUNÇÃO nasceu em 1829, casou-se com 13 anos somente de idade em 1842 e teve o primeiro filho em 1843 quando tinha apenas 14 anos de idade. (Normal estas idades naquele tempo).

Teve 16 filhos com o mesmo marido, naquele tempo não tinha separação, desquite, divórcio. Vó Laura teve filho até 50 anos de idade em 1869, o Tio Néca, caçula, que foi para Trindade Goiás. Netos do Tio Néca ainda têm terras na Região da Fazenda Badajós em Uberaba-Mg.  filhos do Tio Neca voltaram de Goiás depois de Passagem pelo estado do Tocantins.

O filho mais velho o José Cândido de Araújo, viajante, boiadeiro, dos tempos da Colônia Militar do Degredo que foi o primeiro dos 8 filhos da vovó Laura a ir para Penápolis-SP. Uma destes irmãos ficou só 2 anos em Penápolis-SP e voltou para Uberaba-MG.

Queremos saber e reunir todos eles. Os que ficaram em Franca-SP, os que ficaram em Uberaba-MG com estes 7 que foram para Penápolis-SP – Todos juntos esta irmandade. Se você é descendente deles, destes 16, nos escrevam.

Aqui livro do Gomide Borges sobre Candeias-MG donde veio os Monteiro de Araújo para Franca-SP, no Morro Redondo, Mata, hoje no município de Itirapuã-SP. E antes de Candeias-MG vieram de Barbacena-MG:

O Português MANOEL MONTEIRO (c/c Izabel Antônia) é pai de:
O Português JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO, o avô, (c/c Ana Maria de Jesus) é pai de:
O Mineiro Capitão JOSÉ MONTEIRO DE ARAUJO (c/c Maria Joaquina de Jesus) é pai de:
O Mineiro  CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO, neto, (c/c Laura Cândida de Assunção) é o pai de:
16 filhos, dos quais 5 se casaram com bisnetas da MADRINHA DA SERRA e são estudadas em detalhe neste site.
http://www.madrinhadaserra.wordpress.com

candeias-gomide

Os 8 irmãos Monteiro de Araújo que vieram para Penápolis-SP são:

José Cândido, Antônio, Carlos, João, Pedro,  a Ester, a Maria das Dores (Sadóca), e por dois anos somente a Maria Cândida.

Muitos achavam que o mais antigo era o Antônio, vindo entre 1904 e 1907 e que trouxe os outros irmãos e vendeu barato as terras para os irmãos no Lageado e Degredo.

Mas foi o primogênito José Cândido nascido em 1843 que veio primeiro, faleceu em Penápolis-SP em 1916.

E A MAIS ANTIGA BISNETA DA MADRINHA DA SERRA, que sabemos, A VIR PARA PENÁPOLIS-SP foi a esposa do ANTONIO MONTEIRO DE ARAUJO, segundo dos Monteiro de Franca-SP a vir para Penápolis-SP, a MARIANA NUNES DE SOUZA.

5 filhos do Coronel JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO, (1820-1900), CASARAM-SE COM FILHOS DA CUSTÓDIA NUNES, NETA DA MADRINHA DA SERRA.

O Coronel João Monteiro de Araújo (Candeias-MG 1820 – Uberaba-MG 1900) era casado com Laura Cândida de Assunção, também natural de Candeias-MG; ali nascida em 1829.

BATISMO de LAURA CÂNDIDA DE ASSUNÇÃO, mulher do Coronel JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO: mãe dos 7 Monteiro de Araújo que foram para Penápolis-SP, dos quais 5, casaram-se com NUNES DE SOUZA.

Filha de Antônio Pires de Morais e de Mathildes Cândida de Assunção:

O  apelido Cândida de Assunção, portanto, veio da mãe da Laura, e, passou para a filha Persília Cândida de Assunção, minha bisavó.

Até, é provável, que a mãe de Mathildes também fosse uma Cândida de Assunção.

A data de 1829 do batismo bate com a idade declarada no óbito em 1908, (78 anos), em Uberaba-MG, onde tem inventário.

“”Aos doze de julho de 1829, na capela de Candeias, filial desta matriz de Campo Belo, o Reverendo Luis Carlos da Silva Rodarte batizou solenemente a LAURA, filha legitima de Antônio Pires de Moraes e Mathildes Candida de Assumpção, foram padrinhos Manoel Pires de Moraes e Joaquina Maria de Jesus, de que para constar fiz este assento.

O vigário encomendado Joaquim…””

Muito provavelmente  João Monteiro e Laura são primos em primeiro grau, pois Laura é filha de Antônio Pires de Moraes, e Mathildes Cândida de Assumpção.

Ao que tudo indica, este Antônio Pires de Morais é filho de Joaquim Pires de Morais, portanto, irmão da mãe do CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO, a MARIA JOAQUINA DE JESUS.

Nota: Sabe-se que esta família Assunção esteve em Piumhí-MG, como tantas outras que foram para Franca-SP.

Assunção tem desde 1770 em Candeias-MG.

Ali, mudaram o sobrenome Assunção. Muitos deles foram para o Triângulo Mineiro, onde eu procuro a pista deles.

Como há muitos Assunção, temos dúvidas. É um nome religioso como Jesus, de Jesus, e que passou de mãe para filha por gerações.

Vamos procurar, o batismo e o casamento de MATHILDES CÂNDIDA DE ASSUNÇÃO na Freguesia de Itatiaia, do Termo da Vila de Ouro Branco, atual Ouro-Branco-MG, onde nasceu, em 1793, a Maria Joaquina de Jesus, que era filha de Joaquim Pires de Morais.

Itatiaia fica perto de Conselheiro Lafaiete-MG de onde veio grande parte dos francanos casados na nossa família. Essa gente toda se conhecia e se casavam nas mesmas famílias com vizinhos e conhecidos por séculos. Não casavam com gente baixa nem com estranhos.

MAPA DA DIVISÃO das terras da Fazenda MORRO REDONDO DO PONTAL comprada em 1842 pelos Monteiro de Araujo, agora chamada da Mata, PERTO DE FRANCA-SP, na atual Itirapuã-SP, MAIS OU MENOS EM 1920;

Na parte da Amélia Augusto Monteiro, o pequeno desenho é da sede da Fazenda, cuja senzala está de pé até hoje.

A casa, da qual restam algumas partes e é um depósito fica à direita. Era daquelas casas que um quarto dava no outro. Tinha um quarto só para o oratório onde tinha uma imagem de uma santa.

As moças tinham alcova naquela época, quarto sem janela que dava para o quarto dos pais. Foi demolida na década de 1920 restando algumas partes. Há uma nascente ao lado passando perto da casa. Era assim que se fazia casas, perto de veio d´água. Atrás dela o córrego. A senzala ao lado, à direita da foto, ainda existe. Ver fotos nesta página.

digitalizar0009

Casa e senzala dos Monteiro de Araújo, na Fazenda Morro Redondo do Pontal, em Itirapuã-SP, adquirida em 1842

Chamada em 1873 no Almanack de São Paulo de Fazenda da Mata, onde o Coronel João Monteiro de Araújo, pais dos 7 irmãos que vieram para Penápolis-SP, tinha terras.

Mudou-se, o Coronel João Monteiro de Araújo,  para Uberaba-MG, em 1891 mais ou menos, quando já tinha netos. Lá no Badajós faleceu cuidando dos porcos aos 80 anos no mangueiro, de repente, do coração.

Depois a Fazenda Morro Redondo e de Mata,  foi chamada de Capivari da Mata, Varadouro, atual, e, também, Fazenda da Maria Amélia, onde este quadro está:

GE DIGITAL CAMERA

Na época, essa Fazenda  fazia parte do Termo da Vila de Franca-SP

Passou a ser de Patrocínio do Sapucaí-SP e depois e até agora a Itirapuã Paulista, já na divisa com Minas Gerais.

Á direita da foto, a Senzala, que ainda existe, e, ainda existe restos do casarão, próximo a uma nascente

Veja, nas fotos abaixo, como é  hoje:

  • A Fazenda do Morro Redondo do Pontal, hoje:

Varadouro, Fazenda da Maria Amélia

A Senzala ainda está de pé; Assisti missa aqui na senzala.

GE DIGITAL CAMERA

Abaixo, Museu dos MONTEIRO DE ARAUJO, com documentos e fotos dos Monteiro de Araújo, na Fazenda Morro Redondo do Pontal, desde 1842, com os Monteiro de Araújo,

Aqui  nos 31 anos da criação do município de Itirapuã Paulista (1949-1980), Itirapuã quer dizer morro redondo. (nome da fazenda), orgulhosos do museu, da fazenda desde 1842 conosco os Monteiro de Araújo donde saiu esta gente toda que foi para Penápolis-SP, alguns depois de  um tempo no Badajós em Uberaba-MG.

A Fazenda Morro Redondo do Pontal foi comprada, em 1842, do Guarda Mor Antônio Francisco Lopes parente do famoso Guia Lopes da Laguna, nascido em Piumhi-MG.

Além da parte da sede, aquela da senzala e restos da casa da fazenda, outros sítios da região também são de membros de nossa família Monteiro de Araujo. Assim grande parte da grande fazenda comprada em 1842 ainda está conosco.

Abaixo, a Fazenda agora dita Varadouro, região de sua casa sede original da Fazenda Morro Redondo, no tempo da Júlia, 93 anos, mãe da Maria Amélia, sentada com os filhos em 1980, e, na foto de baixo, Maria Amélia no museu:

A PALAVRA CERTA É ISTO MESMO: ORGULHO, O Jornal Comércio da Franca acertou em cheio.

GE DIGITAL CAMERA

E o Museu dos Monteiro de Araújo hoje:

GE DIGITAL CAMERA

 Certidão de ÓBITO de uma filha ex-ESCRAVA TRATADA COMO FILHA pela família Monteiro de Araújo, em 1903,

Viveu na Fazenda Morro Redondo do Pontal, pertencente aos Monteiro de Araújo até hoje, em Itirapuã-SP

A Fazenda Morro Redondo do Pontal, da Mata, Capivari da Mata, Varadouro, Maria Amélia. Nestas fotos Google Maps, assinalado o Morro Redondo, a Senzala, a casa Grande e a Casa da Maria Amélia, e vê-se como tudo é perto da divisa com Minas Gerais tanto pela rodovia que segue para São Tomas Aquino-MG quanto para Cássia-MG.

Aqui a sede casa da Maria Amélia , A casa grande antiga, hoje depósito e a senzala.

maria-amelia-19-10-16

A região e o Morro Redondo à direita na divisa com MG que deu nome à fazenda

morro-redondo

À esquerda, Itirapuã-SP, a Rodovia Ronan Rocha que passa na Fazenda da Serra e segue para Cassia-MG e a Fazenda Sede, o morro redondo e a rodovia para MG São Tomás de Aquino.

sede-de-longe

Um dos Monteiro de Araújo, do Morro Redondo do Pontal, Itirapuã-SP, passou para UBERABA-MG e lá ficou de 1891 a 1900 quando faleceu, a viúva faleceu em 1908 em Uberaba-MG e logo os herdeiros seguiram para Penápolis-SP

16 herdeiros da Fazenda Badajós em Uberaba-MG sobra pouco para cada um – Foram em frente, sempre para o Oeste para construir a civilização. Foram para Penápolis-SP.

JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO, (1820-1900),  casou 5 filhos, com 5 bisnetos da MADRINHA DA SERRA

Antônio c/c Mariana

João c/c Lauriana

Pedro c/c Ana Augusta

Carlos c/c Maria do Carmo

Ester c/c Joaquim

Estes casais MONTEIRO DE ARAÚJO-NUNES DE SOUZA foram para Penápolis-SP

“Ainda existirá a velha casa senhorial do Monteiro?
Meu sonho era acabar morando e morrendo
Na velha casa do Monteiro.”

OS MONTEIRO DE ARAÚJO em CANDEIAS-MG em 1831

No Mapa de população de Candeias-MG, em 1831, no fogo de seus pais JOSÉ MONTEIRO DE ARAUJO e MARIA JOAQUINA (de Jesus) PIRES DE MORAIS, o Coronel João Monteiro de Araújo aparece com 10 aninhos de idade.

Como tanto Maria Joaquina quanto a mãe da vó Laura são Pires de Morais acredito que são parentes próximos João e Laura, como uma irmão do José Monteiro se casou com Pires de Morais.

JOSÉ MONTEIRO DE ARAÚJO, chefe do fogo, cor branca, 46, casado, agricultor.

MARIA JOAQUINA, cônjuge, branca, 37, casado,  fiadeira

JOSÉ, dependente, cor branca, 12, solteiro.

JOÃO, dependente, branca, 10, solteiro. (Esse é o nosso amado avô CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO)

JOSEFA, dependente, branca, ?, solteiro

ANTÔNIO, dependente, branca, 4, solteiro

MARIA, dependente, branca, 6, solteiro

CÂNDIDA, dependente, branca, 11, solteiro

ANNA, dependente, branca, 7 solteiro

DEMETILDES, dependente, branca, 3 solteiro

nº escravos 11, nº moradores 23

==

Esses são os pais de Maria Joaquina de Jesus (Pires de Morais), ESPOSA do Capitão José Monteiro de Araujo e mãe do CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO; eles moravam, em 1831, em Candeias-MG, também:

(Essa Maria Clara de Jesus pode ser irmã Mãe do José Monteiro de Araujo, a Ana Maria de Jesus, que ainda tinha filha menor em 1810 quando faleceu.

JOAQUIM PIRES DE MORAIS, chefe do fogo, branca, 73, casado

MARIA CLARA DE JESUS, cônjuge, branca, 69, casado

JOÃO PIRES, dependente, branca, 29, solteiro negociante

MANOEL PIRES, dependente, branca, 26, solteiro, negociante

FRANCISCO PIRES, dependente, branca, 27, solteiro, negociante

JOSE MARIA, dependente, branca, 20, solteiro

MANOEL, dependente, branca, 14, solteiro

nº escravos 2, nº moradores 7

A VINDA de Candeias-MG PARA FRANCA-SP em 1842:

Em 1842, o Capitão JOSÉ MONTEIRO DE ARAÚJO (1785-1860) e sua família mudou-se para a Fazenda do Morro Redondo do Pontal, no atual município de Itirapuã-SP (a palavra itirapuã significa morro redondo), na época pertencente à Vila Franca do Imperador, província de São Paulo.

(O Capitão José Monteiro de Araújo continuou proprietário da Fazenda Barro Preto, junto à Vila de Candeias-MG, até quase perto de falecer em 1860. Portanto as terras perto de Candeias-MG já foram nossas).

FOTO DA CASA SEDE DA FAZENDA DA SERRA, HOJE RESTA A SENZALA E PARTE DA CASA, ainda a nascente de água corre perto da casa.

O Coronel  João Monteiro de Araujo (1820-1900) não veio junto com seu pai o o Capitão JOSÉ MONTEIRO DE ARAÚJO, veio depois, provavelmente. Seu primeiro filho José Cândido é nascido em Minas Gerais em 1843. O vô Carlos de 1863 mais ou menos já parece ter nascido em Franca-SP.

E no inventário do o Capitão JOSÉ MONTEIRO DE ARAÚJO em 1861, o João Monteiro de Araújo ainda era residente em Candeias-MG.

Veio um pouco depois para Franca-SP.

Teve um problema em uma ponte, onde há processo sobre isto no Fórum de Patrocínio Paulista-SP.

Depois, segundo, se suspeita, por ajudar escravos fugidos, teve que ir para Uberaba-MG, para a Fazenda Badajós em 1891, mais ou menos.

Muitos dos filhos do o Capitão JOSÉ MONTEIRO DE ARAÚJO ficaram em Franca-SP e foram gente importante e as filhas do o Capitão JOSÉ MONTEIRO DE ARAÚJO casadas com gente importante.

Veja a página sobre  o Capitão JOSÉ MONTEIRO DE ARAÚJO pai de João Monteiro de Araújo (1820-1900) neste site.

Ainda existe a senzala ao lado e parte da casa, ver abaixo a foto.

Quando seu pai faleceu em 1860, no Morro Redondo, o sexto filho João Monteiro de Araujo, ainda era morador em Candeias-MG, onde nasceu seus primeiros filhos.

O Coronel JOÃO MONTEIRO de ARAÚJO,  teve 16 filhos, vovó Laura teve seu último filho, tio Néca, aos 50 anos de idade, em +-1880.

O primeiro filho José Cândido Monteiro nasceu em 1843, e, faleceu em Uberaba-MG, em 1916.

Não sei se todos os 16 filhos do JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO foram para Uberaba-MG.

Nem sei quais foram direto de Franca-SP para Penápolis-SP, quais ficaram em Franca-SP, e, os quais passaram de Franca-SP para Uberaba-MG, e, depois, seguiram para Penápolis-SP.

Muitas das tias, irmãs do CORONEL JOÃO MONTEIRO de ARAÚJO casaram-se com gente importante de Franca-SP.

Por volta de 1892, mudou-se para a Fazenda Badajós, em Uberaba-MG.

Fazenda tão grande, lá no Chuá, que se andava um dia a pé de cavalo e não via o fim da Fazenda.

O CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO morreu de ataque do coração, no chiqueiro da fazenda, em 1900. Sim, estava trabalhando, aos 80 anos de idade.

Depois da morte da vovó Laura, em 1908,  os herdeiros rumaram para Penápolis-SP. Lá encontraram parentes vindos de Franca-SP.

O segundo Monteiro de Araújo, filho do João Monteiro de Araújo, a ir para Penápolis-SP, e, chamar os outros foi tio Antônio Monteiro de Araújo. Os netos dele já apareceram neste site.

NOTA: OS MONTEIROS DA FARMÁCIA MONTEIRO, DO GUÁLTER MONTEIRO, são primos mais distantes também vindos de Franca-SP e parente dos Faleiros, descendentes de MANUEL ANTÔNIO MONTEIRO, também pioneiro em Penápolis-SP.

=

OS 16 FILHOS, 8 homens e 8 mulheres, do CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO e de LAURA CÂNDIDA DE ASSUNÇÃO:

Acredito que está lista que está no inventário da Laura Cândida de Assunção em 1908 em Uberaba-MG, atualmente guardado no Arquivo Público de Uberaba-MG, esteja por ordem de idade, PORÉM FORAM COLOCADOS os NOMES DOS HOMENS PRIMEIRO, NO INVENTÁRIO DA VOVÓ LAURA.

Só o tio Néca fica por último na lista de herdeiros da vovó Laura. Só se foi assim mesmo, todos os primeiros filhos foram homens, e, os primeiros filhos foram homens. É certo que tio Néca é o caçula.

O José deve ter nascido por volta de 1843, como consta no óbito dele 72 anos em janeiro de 1916, ver baixo, com vovó Laura tendo  por volta de 14 anos de idade, quando teve seu primeiro filho josé cândido o qual deve ter nascido em Candeias-MG e Campo Belo-MG.

A maioria dos filhos nasceu em Franca e depois Patrocínio Paulista-SP.  O mais novo, o tio Néca, deve ter nascido por volta de 1880 com vovó Laura com 50 anos de idade, conforme informou a Carmita da Silveira. Tudo isso será pesquisado ainda.

NO INVENTÁRIO DE SEU PAI, o capitão José monteiro de Araújo, EM 1861, EM FRANCA-SP,  O CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO APARECE COMO MORANDO EM CANDEIAS-MG.

A VOVÓ LAURA É DE CAMPO BELO MG, nascida em 1829, portanto tendo 14 anos quando nasceu seu primeiro filho em 1843. Vou procurar e achar este batizado nos livros de Candeias-MG.

ENTENDO QUE O CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO NÃO DEVE TER VINDO COM SEUS PAIS PARA FRANCA EM 1843, QUANDO TINHA 23 ANOS DE IDADE E VOVÓ LAURA SOMENTE 13 ANOS.

Deve ter vividos seus primeiros anos de casado em Campo Belo-MG e Candeias-MG. O filho Carlos Justino Monteiro, meu bisavô já é nascido em 1863 em Franca-SP.

Assim, é provável que JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO e LAURA CÂNDIDA de Assunção tenham se mudado para o Morro Redondo do Pontal na atual Itirapuã-SP, em 1862 mais ou menos.

E AQUI APARECEM CINCO MONTEIRO de Araújo CASADO COM 5  NUNES de SOUZA.

Estes 5 Nunes de Souza são BISNETOS DA MADRINHA DA SERRA.

5 filhos da Custódia Nunes de Souza casados com 5 irmãos Monteiro de Araújo

Coronel JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO, (seu avô tinha este mesmo nome, não misturar)  ( nascido em 1820-  falecido em 1900),  casou 5 de seus 16 filhos, com 5 bisnetos da MADRINHA DA SERRA

Antônio c/c Mariana

João c/c Lauriana

Pedro c/c Ana Augusta

Carlos c/c Maria do Carmo

Ester c/c Joaquim

Estes casais MONTEIRO DE ARAÚJO-NUNES DE SOUZA foram para Penápolis-SP

Aqui os Os 16 filhos legítimos do:

CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO (Candeias-MG 1820 – Uberaba-MG 1900) com Laura Pires de Morais, (sobrenome paterno, também chamada Laura Cândida de Assunção (sobrenome materno).),  (Candeias-MG 1829 – Uberaba-MG 1907).

8 DESTES FILHOS FORAM PARA PENÁPOLIS-SP, onde são pioneiros.

É a ordem do inventário, por isto, é quase certo que vai do mais velho ao mais novo:

1- José Cândido é certo ser o mais velho, e 16- Tio Neca é certo ser o mais novo.

A Vovó LAURA teve o Tio Néca com 49 anos de idade, isso por volta de 1878. O mais velho, José Cândido, nasceu em 1843, e, o caçula NÉCA, em 1878. Teve filhos até  quase 50 anos de idade.

Teve filhos de 1843 até 1878, quando nasceu o Tio Néca, o caçula. Teve filho dos 14 até 49 anos de idade.

1- José Cândido Monteiro, (1843-1916), branco, VIAJANTE, PIONEIRO NA COLÔNIA MILITAR DO DEGREDO EM PENÁPOLIS-SP, sepultado, aos 72 anos de idade, em 11 de janeiro de 1916, em Penápolis-SP,  sepultura número 5.

Natural de Minas Gerais, portanto, nascido em 1843, (completaria 73 anos em 1916), filho mais velho.  Nascido em Candeias ou Campo Belo, em Minas Gerais. FOI PARA PENÁPOLIS-SP. (Ver a página sobre a Colônia Militar neste site.)

José Cândido Monteiro: branco, falecido aos 72 anos de idade, em 10/jan/1916, de febre álgida. Enterrado, em 11 de janeiro de 1916, em Penápolis-SP. O seu registro de óbito é n° 5, folha 10.

Natural de Minas Gerais, (quase certo que em Candeias-MG).

O primo Zé FILHO DO ANTÔNIO AUGUSTO MONTEIRO abaixo conta que viu foto dele com duas pistolas trançadas na frente no peito.

Nascido em 1843, filho mais velho dos 16 filhos de João Monteiro de Araújo, e, de Laura Cândida de Assunção (também dita Laura Pires Monteiro).

Teve 10 filhos. 8 já eram maiores de idade em janeiro de 1916.

FOI PARA PENÁPOLIS-SP.

Já era viúvo quando faleceu.

Casou-se, em 21/outubro/1871, em França-SP, com  Silveria Maria da Conceição, natural de Passos-MG, filha de João Severiano da Silveira, e, Hypolita Carolina de Abreu.

ESTE CASAL João Severiano da Silveira e Hipólita Carolina de Abreu, PODE SER OS PAIS DO ANTONIO JULIO DA SILVEIRA que se casou com a Persília, irmão de José Cândido Monteiro.

joao severiano da silveira

Está da Silva no primeiro assento, mas é da Silveira como no outro assento abaixo:

joao severiano casamento

NOTA: João Severiano da Silveira, sogro de José Cândido Monteiro, e viúvo de Hipólita, casou-se com Ana Cândida de Assunção, abaixo, a n° 10-, a qual é irmã de José Cândido Monteiro, e, João Severiano foi para o Badajós em Uberaba-MG. Ver abaixo.

Os Monteiro de Araújo, mais novos, sempre, contavam que o primeiro dos irmãos a chegar a Penápolis-SP foi o Antônio Monteiro de Araújo, em 1904. Ou um pouco mais, pois ainda teve filho em Franca-SP em 1907. Porém, conta-se que ele chegou em 1904, depois voltou para Franca-SP  por alguns anos, tendo filho em 1907, e, veio de novo para Penápolis-SP, tendo filho nascido em Penápolis-SP em 1911, e, morreu em São Paulo-SP.

Mas com muitas entrevistas, ouvimos daqueles que escutaram, dos antigos, que o primeiro Monteiro de Araújo, em Penápolis-SP,  foi o José Cândido Monteiro, viajante que passava pela Colônia Militar do Degredo.

NOTA: Maior de idade,  naquele tempo, era maior de 21 anos. É difícil entender hoje que um homem de 72 anos ainda tivesse filhos menores. E, lutou e lutou na vida e deixou apenas “ALGUNS BENS A INVENTARIAR.”

A vovó recebe o nome, no assento de óbito dele, de Laura Pires Monteiro; só que usava mais Laura Cândida de Assunção. Mas está certo, ela é mesmo uma Pires de Moraes por parte de pai. E quanto filho mulher. Onde estão os netos dele hoje? Não estou certo se o primeiro é Hipólito ou Hipólita. A testemunha Domingos Vieira da Silva é o famoso bandoleiro.

Ver mais sobre ele na História de Penápolis-SP, neste site.

http://madrinhadaserra.com/a-origem-e-o-povoamento-de-penapolis/

http://madrinhadaserra.com/a-penapolis-do-nosso-tempo/

Tio José Cândido Monteiro, então, nasceu em 1843, em Candeias Minas Gerais Brasil; os seus filhos nasceram entre 1860 e 1892, e, os menores, após 1892, para dar certo as idades com o declarado em seu óbito.

O vovô Coronel João Monteiro de Araújo teve os filhos mais velhos em Candeias-MG ou Campo Belo-MG. E, seu pai, Capitão José Monteiro de Araújo, mudou-se de Candeias-MG para Franca-SP, em 1842. Ou melhor, neste ano de 1842, comprou a Fazenda Morro Redondo do Pontal, na atual Itirapuã-SP.

José Cândido Monteiro teve 10 filhos. 8 já eram maiores de 21 anos, em 1916:

Hipólito, Alvina, Maria, Ilydia, Maria José, Adelina, Maria Augusta, João, estes todos maiores de idade; estas duas Izoldina e Antônia, menores.

Procurar todos nos cemitérios de Franca-SP, Patrocínio Paulista e em Penápolis-SP.

3 IRMÃOS MONTEIRO, JOSÉ CÂNDIDO, PERSÍLIA E ANA se casaram com Silveira.

1- José Cândido Monteiro casou com uma Silveira, Silvéria Maria da Conceição, filha de João Severiano da Silveira, que em segundas núpcias casou com uma irmã do José Cândido, ver abaixo. 2-Persília se casou com Antônio Júlio da Silveira, filho do João Severiano também TEMOS QUE TER CERTEZA SE ANTONIO JULIO DA SILVEIRA É FILHO DE JOÃO SEVERIANO.

,,,, e o João Severiano em segundas núpcias casou-se com 3-Ana . VER ESTES 3 ABAIXO.

Procuramos eles – Não sabemos deles. Só  sabemos de uma filha e seus netos do José Cândido Monteiro.

Procurar todos nos cemitérios de Franca-SP, Uberaba-MG, Patrocínio Paulista e em Penápolis-SP.

Procuramos eles – Não sabemos deles.

A filha Maria Augusta Monteiro Garcia c/c Claudionor Antônio Garcia teve, em Uberaba-MG, a filha Julieta Garcia em 1921. segundo certidão trazida por ajuda de parente. Adelina também era de Uberaba-MG.

Filhas de Maria Augusta, e, portanto, netos do José Cândido Monteiro:

Sebastião Antônio Garcia
Maria de Lourdes Garcia
Julieta Garcia
José Antônio Garcia
Pedro Antônio Garcia
Leonor Garcia
Tereza Garcia

Este documento mostra que, em 1890, José Cândido Monteiro residia em Patrocínio Paulista-SP, na Fazenda Barra Grande.??????

HISTÓRIA DE PORTUGUESES DO BRASIL

HISTÓRIA DE PORTUGUESES NO BRASIL

“Ainda existirá a velha casa senhorial do Monteiro?

Meu sonho era acabar morando e morrendo

Na velha casa do Monteiro.”

Aquilo que ouvimos, e, que aprendemos, e, que nossos pais nos contaram,

não o encobriremos aos nossos filhos.

Nós os contaremos, de geração em geração.

Os escravos do Coronel João Monteiro de Araújo (1820-1900) comiam, à mesa, com ele, e,

ficaram com ele depois da abolição da escravidão no Brasil e depois continuaram com a Família indo para Uberaba-MG e Penápolis-SP alguns deles.

O Coronel João Monteiro de Araújo (1820-1900) dizia:

– Se D. Pedro II vier à minha casa, não tenho como dar um jantar para ele pois meus escravos comem à mesa comigo.

Nesta página, vamos conhecer os 16 filhos do Coronel João Monteiro de Araújo (1820-1900), e, conhecer os 10 filhos de seu filho Carlos Justino Monteiro (1862-1935), dos quais 5 se casaram com 5 bisneto(a) da Madrinha da Serra.

E, 8 filhos do Carlos Justino Monteiro foram para Penápolis-SP.

ENTÃO:

MANOEL MONTEIRO (c/c Izabel Antônia) é pai de:

JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO, o avô, (c/c Ana Maria de Jesus) é pai de:

Capitão JOSÉ MONTEIRO DE ARAUJO (c/c Maria Joaquina de Jesus) é pai de:

CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO, neto, (c/c Laura Cândida de Assunção) é o pai de:

16 filhos, dos quais 5 se casaram com bisnetas da MADRINHA DA SERRA e são estudadas em detalhe neste site.

Genealogia de José Monteiro de Araújo 1785-1860

Imensa árvore genealógica até os bandeirantes e Piquerobi, o maioral da aldeia de São Miguel:

13 2 21 jose monteiro de araujo

Será atualizada em breve:

Veja a Árvore genealógica dos Monteiro de Araújo:

Antepassados de Carlos Justino Monteiro (1862-1935) até o ano de 1.500

Antepassados de carlos justino monteiro vertical 24 nov 20

relatorio de carlos justino monteiro

Este site é da MADRINHA DA SERRA, no qual 5 bisneto(a)s da Madrinha da Serra se casaram com 5 Monteiro de Araújo, filhos do CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO (1820-1900).

http://www.madrinhadaserrablog.wordpress.com

VAMOS VER:

5 Monteiros de Araújo, filhos do  CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO (1820 -1900)

que se casaram com os 5 NUNES DE SOUZA, bisnetos DA MADRINHA DA SERRA,

Leia aqui sobre os Nunes e os Souza:

Famílias de Minas Gerais, os “”Rodrigues da Costa”” e os “Souza Teixeira” do Januário José de Souza e do José Rodrigues da Costa – Pioneiros e Desbravadores de Franca-SP, com muitos netos casados na Família da MADRINHA DA SERRA

Estes 5 Monteiro de Araújo casados com 5 Nunes de Souza tiveram netos se casaram nas famílias:

Correia, Nunes, Gouveia, Souza,  Béber, Leme, Goulart, Strogen, Barbosa, Silveira, Marques, Delgado, Morais, Parente, Pires de Morais, Faleiros, Cruvinel Borges, Rocha Miranda, entre outras

e, em tantas outras famílias de Franca-SP, Penápolis-SP, Uberaba-MG, Candeias-MG, Patrocínio Paulista, Barbacena-MG

Quando eu morrer, vou querer viver, com o Coronel João Monteiro de Araújo, naquela grande Fazenda Badajós, lá no Céu.

NOSSO TRONCO NO BRASIL

Primeira parte da História dos Monteiro de Araújo –

Nossa origem em Portugal é o avô do CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO (1820-1900)

Leia em:

ROTEIRO DOS MONTEIRO DE ARAUJO

ORIGEM  – FREGUESIA DE CARREIRAS, PORTUGAL para

Barbacena-MG

depois seguem para:

CANDEIAS-MG Fazenda no Ribeirão dos Monteiro, onde foram vizinho dos Silveira e se casaram com os Pires de Morais vindo de Ouro Branco-MG (Itatiaia) vizinho de Conselheiro Lafaiete-MG, dai,  eu acho que Monteiro de Araújo já conheciam lá os Pires de Morais, e de CANDEIAS-MG para:

FRANCA-SP (A fazenda da Mata dos Monteiros hoje é em Itirapuã-SP, desmembrada de Patrocínio Paulista, o qual foi desmembrado de de Franca-SP)

depois para UBERABA-MG, e:

Penápolis-SP e dai para o Mundo afora,

OS MONTEIRO DE ARAUJO QUE FORAM DE FRANCA-SP PARA UBERABA-MG ficaram de 1892 até 1912, 20 anos em Uberaba-MG;

tiveram filhos em Uberaba-MG e seguiram para Penápolis-SP

NEM TODOS CLARO DOS MONTEIRO DE ARAUJO FORAM PARA UBERABA-MG e nem todos os Monteiro de UBERABA-MG seguiram para Penápolis-SP.

Os escravos do Coronel João Monteiro de Araújo comiam, à mesa, com ele, e, ficaram com ele depois da abolição da escravidão no Brasil, e, depois continuaram com a Família indo para Penápolis-SP e outros lugares, alguns deles. Ele dizia:

– Se D. Pedro II vier à minha casa, não tenho como dar um jantar para ele pois meus escravos comem à mesa comigo.

O Coronel João Monteiro de Araújo (1820-1900) nasceu em Candeias-MG, no Ribeirão dos Monteiro, em 1820, filho de capitão JOSÉ MONTEIRO DE ARAÚJO 1785-1860; casou com a  sua prima? Laura Cândida de Assunção, em 1842 mais ou menos, ela com uns 13 anos de idade, e,  teve seus primeiros dos 16 filhos em Candeias-MG. Muito provável serem primos.

Em 1862 mais ou menos passou para A Fazenda  Morro Redondo na atual Itirapuã-SP onde teve os demais filhos. Teve filhos de 1843 a 1878.

Passou para Uberaba-MG em 1891 e ali faleceu no mangueiro do Badajós em 1900 aos 80 anos e trabalhando.

Vamos ver abaixo seus 16 filhos.

  • Aquilo que ouvimos, e, que aprendemos, e, que nossos pais nos contaram,
  •  não o encobriremos aos nossos filhos.

Nós os contaremos, de geração em geração.

Conhece, BEM ABAIXO, NESTA PÁGINA DOS MONTEIRO DE ARAUJO,

os 16 filhos do casal JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO E LAURA CÂNDIDA DE ASSUNÇÃO (PIRES DE MORAIS).

MEU TETRAVÔ teve 14 filhos, Meu trisavô teve 16 filhos, meu bisavô 10, minha avó 7 filhos.

Faça as contas: 16x10x7, a Fazenda Badajós em Uberaba-MG foi fatiada em mais de 1.120 pedaços, sobrando um lote, um pequeno terreno pro meu pai.

E a Fazenda do tetravô então: seria a Fazenda do Morro Redondo, Itirapuã-SP, fatiada em 14 x 16 x 10 x 7 = quanto sobra da Fazenda Morro Redondo do Pontal para meu pai? = 15.680 avos da fazenda para meu pai.

Ninguém foi explorado, ninguém oprimido. Simplesmente dividiu-se a herança.

Temos orgulho do Coronel João Monteiro de Araújo (1820-1900) cujos escravos comiam à mesa com ele.

Coronel JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO, (seu avô tinha este mesmo nome, não misturar)  ( nascido em 1820- falecido em 1900),  casou 5 de seus 16 filhos, com 5 bisnetos da MADRINHA DA SERRA

Antônio c/c Mariana

João c/c Lauriana

Pedro c/c Ana Augusta

Carlos c/c Maria do Carmo

Ester c/c Joaquim

Estes casais MONTEIRO DE ARAÚJO-NUNES DE SOUZA foram para Penápolis-SP

O Coronel João Monteiro de Araújo (1820-1900) morreu trabalhando, cuidando de porcos no mangueiro da Fazenda Badajós em Uberaba-MG
-O Coronel João Monteiro de Araújo (1820-1900) dizia quando morava na Franca-SP:
– Se o D. Pedro II vier à minha fazenda, não poderei recebê-lo pois meus escravos comem comigo à mesa.

O Coronel João Monteiro de Araújo (1820-1900) MORREU TRABALHANDO AOS 80 ANOS NO CHIQUEIRO, mangueiro, DA FAZENDA BADAJÓS EM UBERABA-MG DE ATAQUE DO CORAÇÃO

Monteiro que se casaram com os NUNES DE SOUZA DA MADRINHA DA SERRA, tiveram netos se casaram nas famílias Correia, Nunes, Gouveia, Souza,  Béber, Leme, Goulart, Strogen, Barbosa Silveira, Marques, Delgado, Morais, Parente, Pires de Morais, Faleiros, e tanta gente de Franca-SP e Penápolis-SP, Uberaba-MG,,

De onde vieram, onde moravam antes de virem para o Morro Redondo do Pontal, divisa São Paulo Minas Gerais, na atual Itirapuã-SP,, depois chamada Capivari da Mata…
Vieram de Candeias-MG.
E antes de Candeias-MG – Barbacena-MG.

No Arquivo Público de Uberaba-MG achei só o inventário da esposa do Coronel João Monteiro de Araújo, a vó Laura Cândida de Assunção de 1907.

Vamos ver esta família porque 5 FILHOS DO CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO casaram-se com 5 bisnetos e bisnetas da MADRINHA DA SERRA, a quem este site se dedica.

5  filhos do Coronel João Monteiro de Araújo casaram-se com primos em primeiro grau – tradição da Família Monteiro de Araújo por séculos.

Um se casou com prima em segundo grau. e pesquisamos um outro, se a Tóda é prima de seu marido (Dico), parece que sim. Filó diz que não. Moravam em Avanhandava-SP.

O Coronel João Monteiro de Araújo (1820-1900) morreu trabalhando, cuidando de porcos no mangueiro da Fazenda Badajós, em Uberaba-MG, no Brasil.

O inventário da vovó Laura diz, em dez/1907, que o Tio Néca seria seu inventariante porque cuidou bem dela e da fazenda desde 1900 quando vovô joão morreu.

“remuneração da dedicação e serviço que sempre tem tratado a testadora e com que sempre tratou o seu pai, do qual substituiu na direção dos trabalhos do sítio e negócios desde que ele adoeceu.”

-O Coronel João Monteiro de Araújo (1820-1900) dizia quando morava na Franca-SP:

– Se o D. Pedro II vier à minha fazenda, não poderei recebê-lo pois meus escravos comem comigo à mesa.

MORREU TRABALHANDO AOS 80 ANOS NO CHIQUEIRO DA FAZENDA BADAJÓS, EM UBERABA-MG, DE ATAQUE DO CORAÇÃO

De onde vieram, onde moravam antes de virem para o Morro Redondo do Pontal, divisa São Paulo Minas Gerais, na atual Itirapuã-SP,, depois chamada Capivari da Mata…

Vieram de Candeias-MG.

Usina Ribeirão dos Monteiros, localizada na região da Estação de Bugios, município de Candeias-MG, tive o privilegio de acompanhar a sua construção, quando aos domingos, juntamente com meu pai, minha mãe e meus irmãos, pegávamos o trem da Rede Mineira de Viação, a velha Maria Fumaça, todos os domingos as 8:00 horas da manhã e as 17:00 horas, estávamos de volta, alegres, pois além da visita à nova usina hidrelétrica, para nós, viajar de trem, era uma grande terapia.

No Arquivo Público de Uberaba-MG, eu achei só o inventário da esposa do Coronel João Monteiro de Araujo, a vó Laura Cândida de Assunção. (também assinava Laura Pires de Morais – sobrenome – apelido – paterno).  Cândida de Assunção é sobrenome materno.

Vamos ver esta família porque 5 FILHOS DO CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO casaram-se com 5 bisnetos e bisnetas da MADRINHA DA SERRA, a quem este site se dedica.

João Monteiro de Araújo (AVÔ, nascido em 1723, FALECIDO EM CANDEIAS-MG EM 1799), nascido na freguesia de S. Tiago de Carreira Bispado do Porto, filho de Manoel Monteiro, natural da freguesia de Sampaio de Guimarei, Concelho de Santo Tirso, e Izabel Antonia da freguesia de Santiago de Carreira, Concelho de Santo Tirso, ambas do Bispado do Porto.

Agradecemos ao Projeto Compartilhar

CONHEÇA A FAMÍLIA DE ANA MARIA DE JESUS, ESPOSA DO JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO, O AVÔ, nascido em Portugal em 1723, e, que faleceu em 1799 em Candeias-MG.

Aqui a extensa genealogia de ANA MARIA DE JESUS – QUE VEM DESDE A ORIGEM QUATROCENTONA DE SÃO PAULO-SP NO BRASIL

no PROJETO COMPARTILHAR DA BARTIRA SETTE

monteiro de araujo

ENTÃO:

MANOEL MONTEIRO (c/c Izabel Antônia) é pai de:

JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO, o avô, (c/c Ana Maria de Jesus) é pai de:

Capitão JOSÉ MONTEIRO DE ARAUJO (c/c Maria Joaquina de Jesus) é pai de:

CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO, neto, (c/c Laura Cândida de Assunção) é o pai de:

16 filhos, dos quais 5 se casaram com bisnetas da MADRINHA DA SERRA e são estudadas em detalhe neste site.

https://madrinhadaserrablog.wordpress.com

QUASE CERTEZA QUE Capitão JOSÉ MONTEIRO DE ARAUJO (c/c Maria Joaquina de Jesus)  são primos em primeiro grau.

JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO, falecido em 1799, em Candeias-MG, é o pai de:

JOSÉ MONTEIRO DE ARAÚJO, fal. 23/jun/1860, no Morro Redondo, hoje Itirapuã-SP, e que é pai de;

JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO (NETO), 1820-1900, morreu no Badajós Uberaba-MG, que é o pai de:

16 FILHOS, 8 homens e 8 mulheres – 5 dos quais casados com bisnetos da MADRINHA DA SERRA.

E para conhecer a família destes 5 Monteiros casados com Souza e que foram para Penápolis-SP, veja:

https://madrinhadaserrablog.wordpress.com

5 filhos do Coronel João Monteiro de Araújo e de Laura Cândida de Assunção,  casaram-se com 5 irmãos da Família Nunes de Souza,  descendentes, bisnetos, da Madrinha da Serra.

Vovó Laura Cândida de Assunção teve 16 filhos e teve filhos até 50 anos de idade.

Laura é filha de Demitildes Cândida de Assunção, e, de Antônio Pires de Morais, portanto, é quase certeza que Laura é prima primeira do CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO.

Esse Antônio Pires de Morais é provável FILHO de Joaquim Pires de Morais, avô materno do Coronel JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO.

Laura nasceu em Candeias-MG, em 1829, e, o Coronel José Monteiro de Araújo nasceu, em 1820, também em Candeias-MG, mas não  encontrei ainda o batizado dele ainda. É provável que o assento de batismo esteja em capelas filiais nos livros de Itapecerica-MG de onde Candeias-MG era capela em 1820.

candeias-gomide

5 filhos do Coronel João Monteiro de Araújo e de Laura Cândida de Assunção,  casaram-se com 5 irmãos da Família Nunes de Souza,  descendentes, bisnetos, da Madrinha da Serra.

Vovó Laura Cândida de Assunção LAURA PIRES DE MORAIS teve 16 filhos e teve filhos até 50 anos de idade.

Laura é filha de Demitildes Cândida de Assunção, e, de Antônio Pires de Morais, portanto, é quase certeza que Laura PIRES DE MORAIS, (também dita LAURA CÂNDIDA DE ASSUNÇÃO), é prima primeira do CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO.

Esse Antônio Pires de Morais é PROVAVELMENTE filho, de Joaquim Pires de Morais (o velho), avô materno do Coronel JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO. (1820-1900)..

Joaquim Pires de Morais (o velho, ele tem filho do mesmo nome) é pai de Maria Joaquina de Jesus Pires de Morais, mãe do CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO. (1820-1900)..

BATIZADO DE LAURA CÂNDIDA DE ASSUNÇÃO, também dita Laura Pires de Morais (sobrenome paterno), nascida no Ribeirão dos Monteiros Candeias-MG onde eram vizinhos dos Silveira Fernandes

e, vizinhos dos Pinto Caldeira pioneiros no Lageado, na Colônia Militar na atual Penápolis-SP onde os Pinto Caldeira foram pioneiros junto com o vizinho José Cândido Monteiro primogênito da vovó Laura Cândida de Assunção (Pires de Morais).

laurabatismo

Mapa de População de Candeias-MG

Base de nossa Genealogia Monteiro de Araújo:

candeias-mapa

monteiro candeias

Depoimento Comovente e Histórico:

Entrevista com a Carmita, bisneta duas vezes do Coronel João Monteiro de Araújo:

OS MONTEIRO DE ARAÚJO em CANDEIAS-MG em 1831

No Mapa de população de Candeias-MG, em 1831, no fogo de seus pais JOSÉ MONTEIRO DE ARAUJO e MARIA JOAQUINA (de Jesus) PIRES DE MORAIS,

e onde, o Coronel João Monteiro de Araújo (1820-1900) aparece com 10 aninhos de idade.

Como tanto Maria Joaquina de Jesus quanto a mãe da vó Laura, a Demithildes são Pires de Morais,

então, eu acredito que são parentes próximos João e Laura, (talvez primos primeiro)

como foi o caso de uma irmão do José Monteiro de Araujo que se casou com Pires de Morais.

Os irmãos Maria JOAQUINA DE JESUS E MANOEL PIRES DE MORAIS FORAM PADRINHOS DE BATISMO DA VOVÓ LAURA, SOBRINHA DELES.

EM CANDEIAS-MG EM 1831:

JOSÉ MONTEIRO DE ARAÚJO, chefe do fogo, cor branca, 46, casado, agricultor.

MARIA JOAQUINA, cônjuge, branca, 37, casado,  fiadeira

JOSÉ, dependente, cor branca, 12, solteiro.

JOAO, dependente, branca, 10, solteiro. (Esse é o nosso amado avô CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO)

JOSEFA, dependente, branca, ?, solteiro

ANTÔNIO, dependente, branca, 4, solteiro

MARIA, dependente, branca, 6, solteiro

CÂNDIDA, dependente, branca, 11, solteiro

ANNA, dependente, branca, 7 solteiro

DEMETILDES, dependente, branca, 3 solteiro

nº escravos 11, nº moradores 23

==

Esses são os pais de Maria Joaquina de Jesus (Pires de Morais), ESPOSA do Capitão José Monteiro de Araújo (1785-1860) e mãe do CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO 1820-1900); eles moravam, em 1831, em Candeias-MG, também:

Essa Maria Clara de Jesus, mãe da MARIA JOAQUINA DE JESUS é irmã de Ana Maria de Jesus, que é mãe do Capitão José Monteiro de Araújo.

Portanto MARIA JOAQUINA DE JESUS É PRIMA DE SEU marido,  Capitão José Monteiro de Araújo.

A TRADIÇÃO DE MONTEIRO DE ARAUJO DE CASAR COM PRIMO VEM PORTANTO DESDE 1810 NO MÍNIMO.

Isto está no PDF do Projeto Compartilhar. Ver acima.

REPARE QUE NÃO TEM NENHUM ANTONIO, QUE ACHO É O JÁ CASADO COM DEMITILDES PAI DE LAURA CANDIDA DE ASSUNÇÃO NOSSA AVÓ,, LER BATISMO ACIMA.

joaquim pires

JOAQUIM PIRES DE MORAIS, chefe do fogo, branca, 73, casado

MARIA CLARA DE JESUS, cônjuge, branca, 69, casado

JOAO PIRES, dependente, branca, 29, solteiro negociante

MANOEL PIRES, dependente, branca, 26, solteiro, negociante  ESSE FOI PADRINHO DE BATISMO DA VOVÓ LAURA – VER BATISMO ACIMA.

FRANCISCO PIRES, dependente, branca, 27, solteiro, negociante

JOSE MARIA, dependente, branca, 20, solteiro

MANOEL, dependente, branca, 14, solteiro

nº escravos 2, nº moradores 7

A VINDA PARA FRANCA-SP em 1842

A Fazenda Morro Redondo, Mata dos Monteiro, Capivari da Mata, em Itirapuã-SP até hoje  ano de 2020 a sede é dos Monteiro de Araujo

Em 1842, o Capitão JOSÉ MONTEIRO DE ARAÚJO e sua família mudou-se para a Fazenda do Morro Redondo do Pontal, no atual município de Itirapuã-SP (a palavra itirapuã significa morro redondo), na época pertencente à Vila Franca do Imperador, província de São Paulo.

FOTO DA CASA SEDE DA FAZENDA DA SERRA, HOJE RESTA A SENZALA E PARTE DA CASA, ainda a nascente de água corre perto da casa.

O Coronel  João Monteiro de Araújo não veio junto com seu pai o o Capitão JOSÉ MONTEIRO DE ARAÚJO, veio depois, provavelmente, pois seu primeiro filho José Cândido é nascido em Minas Gerais em 1843.

E no inventário do o Capitão JOSÉ MONTEIRO DE ARAÚJO em 1861, o João Monteiro de Araújo ainda era residente em Candeias-MG.

Veio um pouco depois para Franca-SP.

Teve um problema em uma ponte, onde há processo sobre isto no Fórum de Patrocínio Paulista.

Depois, segundo, se suspeita, por ajudar escravos fugidos, teve que ir para Uberaba-MG, para a Fazenda Badajós em 1891, mais ou menos.

Muitos dos filhos do o Capitão JOSÉ MONTEIRO DE ARAÚJO ficaram em Franca-SP e foram gente importante e as filhas do o Capitão JOSÉ MONTEIRO DE ARAÚJO casadas com gente importante.

Veja a página sobre  o Capitão JOSÉ MONTEIRO DE ARAÚJO pai de João Monteiro de Araújo (1820-1900) neste site.

Ainda existe a senzala ao lado e parte da casa

Quando seu pai faleceu em 1860, no Morro Redondo, o sexto filho João Monteiro de Araujo, ainda era morador em Candeias-MG, onde nasceu seus primeiros filhos.

O Coronel JOÃO MONTEIRO de ARAÚJO,  teve 16 filhos, vovó Laura teve seu último filho, tio Néca, aos 50 anos de idade, em +-1880.

O primeiro filho José Cândido Monteiro nasceu em 1843, e, faleceu em Uberaba-MG, em 1916.

Não sei se todos os 16 filhos do JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO foram para Uberaba-MG.

Nem sei quais foram direto de Franca-SP para Penápolis-SP, quais ficaram em Franca-SP, e, os quais passaram de Franca-SP para Uberaba-MG, e, depois, seguiram para Penápolis-SP.

Muitas das tias, irmãs do CORONEL JOÃO MONTEIRO de ARAÚJO casaram-se com gente importante de Franca-SP.

Por volta de 1892, mudou-se para a Fazenda Badajós, em Uberaba-MG.

Fazenda tão grande, lá no Chuá, que se andava um dia a pé de cavalo e não via o fim da Fazenda.

O CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO Morreu de ataque do coração, no chiqueiro da fazenda, em 1900. Sim, estava trabalhando, aos 80 anos de idade.

Depois da morte da vovó Laura, em 1908,  os herdeiros rumaram para Penápolis-SP. Lá encontraram parentes vindos de Franca-SP.

O segundo Monteiro de Araújo, filho do João Monteiro de Araújo, a ir para Penápolis-SP, e, chamar os outros foi tio Antônio Monteiro de Araújo. Os netos dele já apareceram neste site.

NOTA: OS MONTEIROS DA FARMÁCIA MONTEIRO, DO GUÁLTER MONTEIRO, são primos mais distantes também vindos de Franca-SP e parente dos Faleiros, descendentes de MANUEL ANTÔNIO MONTEIRO, também pioneiro em Penápolis-SP.

=

OS 16 FILHOS, 8 homens e 8 mulheres, do CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO e de LAURA CÂNDIDA DE ASSUNÇÃO:

Acredito que está lista que está no inventário da Laura Cândida de Assunção em 1908 em Uberaba-MG, atualmente guardado no Arquivo Público de Uberaba-MG, esteja por ordem de idade,

FORAM COLOCADOS Os NOME DOS HOMENS PRIMEIRO, NO INVENTÁRIO DA VOVÓ LAURA. Do mais velho para o mais novo, e, depois as mulheres idem. Assim sabemos a ordem dos nascimentos.

Só o tio Néca fica por último na lista de herdeiros da vovó Laura. Só se foi assim mesmo, todos os primeiros filhos foram homens, e, os primeiros filhos foram homens. É certo que tio Néca é o caçula.

O José deve ter nascido por volta de 1843, como consta no óbito dele 72 anos em janeiro de 1916, ver baixo, com vovó Laura tendo  por volta de 14 anos de idade, quando teve seu primeiro filho o José Cândido Monteiro o qual deve ter nascido em Candeias-MG e Campo Belo-MG.

A maioria dos filhos nasceu em Franca e depois Patrocínio Paulista-SP.  O mais novo, o tio Néca, deve ter nascido por volta de 1880 com vovó Laura com 50 anos de idade, conforme informou a Carmita da Silveira. Tudo isso será pesquisado ainda.

NO INVENTÁRIO DE SEU PAI, O CAPITÃO JOSÉ MONTEIRO DE ARAÚJO, EM 1861, EM FRANCA-SP,  O CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO APARECE COMO MORANDO EM CANDEIAS-MG. A VOVÓ LAURA É DE CAMPO BELO MG, nascida em 1829, portanto tendo 14 anos quando nasceu seu primeiro filho em 1843. Vou procurar e achar este batizado nos livros de Candeias-MG.

ENTENDO QUE O CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO NÃO DEVE TER VINDO COM SEUS PAIS PARA FRANCA EM 1843, QUANDO TINHA 23 ANOS DE IDADE E VOVÓ LAURA SOMENTE 13 ANOS.

Deve ter vividos seus primeiros anos de casado em Campo Belo-MG e Candeias-MG. O filho Carlos Justino Monteiro, meu bisavô já é nascido em 1863 em Franca-SP.

Assim, é provável que JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO e LAURA CÂNDIDA de Assunção tenham se mudado para o Morro Redondo do Pontal na atual Itirapuã-SP, em 1862 mais ou menos.

E AQUI APARECEM CINCO MONTEIRO CASADO COM 5  NUNES de SOUZA.

Estes 5 Nunes de Souza são  BISNETOS DA MADRINHA DA SERRA.

16 herdeiros da Fazenda Badajós em Uberaba-MG sobra pouca terra para cada um:

Foram em frente, sempre para o Oeste para construir a civilização. Foram para Penápolis-SP, ONDE A TERRA AINDA ERA MAIS BARATA, E AONDE TINHA MATA PARA SE USAR NA FAZENDA.

Ordem de Nascimento – Primeiro os Homens – e depois ordem das Mulheres, conforme inventário da mãe deles – Laura Cândida de Assunção – em 1907, em Uberaba-MG.

8 filhos homens: – O mais velho José Cândido (1843) e depois: Antônio, Joaquim, Ernesto, Carlos, Pedro e Joãozinho que morreu por último dos que foram para Penápolis-SP em 1963 , e, mais

o inventariante, caçula Tio Néca Manoel Monteiro da Silva, que vindo de Franca-SP para o Badajós chegou com 12 anos, e ainda solteiro em 1900 quando o Coronel João Monteiro de Araujo faleceu, tomou conta da Fazenda Badajós, é elogiado pela Vovó Laura no testamento em 1907. Tio Néca em 1939 foi o último a deixar o Badajós, indo para Trindade-GO.

8 filhas: A mais velha: Ana, depois Maria Cândida, Persília, Maria das Dores, Cassiana, Ester, Carlota, e, Eleolina.

Tio Neca o mais novo, inventariante da Vovó Laura em 1908, que chegou de Franca-SP para Penápolis-SP ainda novo com 12 anos e ainda solteiro quando morreu seu pai o Coronel João Monteiro de Araujo (1820-1900) e ficou tomando conta da Fazenda Badajós, cuidou bem diz vó Laura em seu testamento, e foi Tio Néca o último a deixar o Badajós em 1939..

A Vovó LAURA teve o Tio Néca com 50 anos de idade, em 1878. O mais velho, José Cândido, nasceu em 1843, e, o caçula NÉCA, por volta de 1.880. Teve filhos até 50 anos. de 1843 até 1880 mais ou menos.

No inventário da Vovó Laura aparece bois de carro, vaca parida.

1- José Cândido Monteiro, VIAJANTE, PIONEIRO NA COLÔNIA MILITAR DO DEGREDO EM PENÁPOLIS-SP, branco, enterrado aos 72 anos de idade, em 11 de janeiro de 1916, em Penápolis-SP,  sepultura número 5. Natural de Minas Gerais, portanto, nascido em 1844, filho mais velho. Vou pegar certidão de óbito no cartório. Nascido em Candeias em Minas Gerais. FOI PARA PENÁPOLIS-SP. (Ver a página sobre a Colônia Militar neste site).

José Cândido Monteiro: branco, falecido aos 72 anos de idade, em 10/jan/1916, de febre algida. Enterrado, em 11 de janeiro de 1916, em Penápolis-SP. O seu registro de óbito é n° 5, folha 10, do ano de 1916. Falecido em 1916 aos 72 anos portanto nasceu em 1843.

Natural de Candeias-MG, como mostra documento abaixo da Maria Augusta, ver abaixo.

Nascido em 1843, filho mais velho dos 16 filhos de João Monteiro de Araújo, e, de Laura Cândida de Assunção (também dita Laura Pires Monteiro). Ela tinha doze ou treze anos ao se casar por volta de 1842.

Teve 10 filhos. 8 já eram maiores de idade em 1916

José Cândido Monteiro. VIAJANTE, PIONEIRO NA COLÔNIA MILITAR DO DEGREDO EM PENÁPOLIS-SP. Natural de Candeias-MG branco, enterrado aos 72 anos de idade, em 11 de janeiro de 1916, em Penápolis-SP,  sepultura número 5., portanto, nascido em 1843 ou 1844, filho mais velho dos 16 filhos do Coronel João Monteiro de Araújo. FOI PARA PENÁPOLIS-SP.

José Cândido Monteiro: branco, falecido aos 72 anos de idade, em 10/jan/1916, de febre algida. Já era viúvo quando faleceu.

Enterrado, em 11 de janeiro de 1916, em Penápolis-SP. O seu registro de óbito é n° 5  do anos de 1916, folha 10.

Filho mais velho dos 16 filhos de João Monteiro de Araújo, e, de Laura Cândida de Assunção (também dita Laura Pires Monteiro).

Casou-se, em 21/outubro/1871, em França-SP, com  Silveria Maria da Conceição, natural de Passos-MG, filha de João Severiano da Silveira, e, Hypolita Carolina de Abreu.

ESTE CASAL PODE SER OS PAIS DO ANTONIO JULIO DA SILVEIRA que se casou com a Persília, irmão de José Cândido Monteiro.

Está da Silva no primeiro assento, mas é da Silveira como no outro assento abaixo..

NOTA: João Severiano da Silveira, viúvo de Hipólita, casou-se com Ana, abaixo, a 10-, que é irmã de José Cândido Monteiro, e, João Severiano da Silveira foi para o Badajós em Uberaba-MG?. Ver abaixo.

João Severiano da Silveira teve o filho Antônio Júlio da Silveira, a  conferir esta informação, o filho Antônio Júlio da Silveira que se casou com a numero 9 abaixo, a Persília.

José Cândido Monteiro teve 10 filhos. 8 já eram maiores de 21 anos, em 1916:

Hipólito, Alvina, Maria, Ilydia, Maria José, Adelina, Maria Augusta, João, estes todos maiores de idade; estas duas Izoldina e Antônia, menores.

Procurar todos nos cemitérios de Franca-SP, Uberaba-MG, Patrocínio Paulista e em Penápolis-SP.

Procuramos eles – Não sabemos deles, exceto de Maria Augusta abaixo.

A filha Maria Augusta Monteiro Garcia c/c Claudionor Antônio Garcia teve, em Uberaba-MG, a filha Julieta Garcia em 1921. segundo certidão trazida por ajuda de parente. Adelina também era de Uberaba-MG.

Filhas de Maria Augusta, e, portanto, netos do José Cândido Monteiro:

Sebastião Antônio Garcia
Maria de Lourdes Garcia
Julieta Garcia
José Antônio Garcia
Pedro Antônio Garcia
Leonor Garcia
Tereza Garcia

Este documento mostra que em 1890 José Cândido Monteiro residia em Patrocínio Paulista, na Fazenda Barra Grande, e o documento diz que José Cândido  é nascido em Candeias-MG.

Erro abaixo no documento: o certo é João Severiano.

Erro: Não se casaram nesta freguesia mas sim em Passos-MG.

MARIA AUGUSTA

0022

Maria Augusta Monteiro Garcia_descendentes

É de se entender que filhos e filhas, já casadas, do José Cândido Monteiro não foram para Penápolis-SP. Ficando em Uberaba-MG.

João Cândido Monteiro era um dos filhos dele que  morava em Penápolis-SP, e, foi o declarante do óbito do José Cândido Monteiro. Os dois menores certamente, também, estavam em Penápolis-SP, em 1916.

Os Monteiro de Araújo, mais novos, sempre, contavam que o primeiro dos irmãos a chegar a Penápolis-SP foi o Antônio Monteiro de Araújo, em 1904. Ou um pouco mais, pois ainda teve filho em Franca-SP em 1907. Porém, conta-se que ele chegou em 1904, depois voltou para Franca-SP  por alguns anos, tendo filho em 1907, e, veio de novo para Penápolis-SP, tendo filho nascido em Penápolis-SP em 1911, e, morreu em São Paulo-SP.

Mas com muitas entrevistas, ouvimos daqueles que escutaram, dos antigos, que o primeiro Monteiro de Araújo, em Penápolis-SP,  foi o José Cândido Monteiro, viajante que passava pela Colônia Militar do Degredo.

NOTA: Maior de idade,  naquele tempo, era maior de 21 anos. É difícil entender hoje que um homem de 72 anos ainda tivesse filhos menores. E, lutou e lutou na vida e deixou apenas “ALGUNS BENS A INVENTARIAR.”

A vovó recebe o nome, no assento de óbito dele, de Laura Pires Monteiro; só que usava mais Laura Cândida de Assunção. Mas está certo, ela é mesmo uma Pires de Moraes por parte de pai. E quanto filho mulher. Onde estão os netos dele hoje? Não estou certo se o primeiro é Hipólito ou Hipólita. A testemunha Domingos Vieira da Silva é o famoso bandoleiro.

Ver mais sobre ele na História de Penápolis-SP, neste site.

https://madrinhadaserra.com/a-origem-e-o-povoamento-de-penapolis/

https://madrinhadaserra.com/a-penapolis-do-nosso-tempo/

Tio José Cândido Monteiro, então, nasceu em 1843, em Minas Gerais; os seus filhos nasceram entre 1860 e 1892, e, os menores, após 1892, para dar certo as idades.

Diz que é nascido em Minas Gerais. O vovô Coronel João Monteiro de Araújo teve os filhos mais velhos em Candeias-MG ou Campo Belo-MG. E, seu pai, Capitão José Monteiro de Araújo, mudou-se de Candeias-MG para Franca-SP, em 1842.  Ou melhor, neste ano de 1842, comprou a Fazenda Morro Redondo do Pontal, na atual Itirapuã-SP.

Aos dez dias do mez de janeiro do anno de mil novecentos e dezesseis, nesta cidade de Pennapolis, Districto de Paz e municipio de Pennapolis, Comarca de Bauru, do Estado de São Paulo, em meu cartorio compareceu João Candido Monteiro, com vinte e quatro annos de edade, solteiro, funcionario publico, natural do Estado de Minas Geraes, residente nesta cidade de Pennapolis, e em presença das testemunhas abaixo nomeados e no fim assignados, exhibindo attestado de duas pessoas moradores nesta cidade os senhores Antonio Pereira dos Santos e Fabianno Nogueira Porto,  declarou que no dia dez do dito meze anno as sete e meia horas da manhã, em sua casa de moradia á rua Bento da Cruz, o seu pae José Cândido Monteiro, digo, horas da manhã, falleceu de morte natural, febre algida conforme o referido attestado, em sua casa de moradia o seu pae JOSÉ CÂNDIDO MONTEIRO, á rua Bento da Cruz, desta cidade, com setenta e dois annos, casado, lavrador, natural do Estado de Minas Geraes, brasileiro, residente neste districto, do sexo masculino, de côr branca, filho legítimo de João Monteiro de Araújo e Dona Laura Pires Monteiro, estes são fallecidos. Casado que foi com Dona Silveria Maria da Conceição residente nesta cidade e de seu consorcio com esta deixa nove filhos, digo, deixa dez filhos que são: Hippolito, Alvina, Maria, Ilydia, Maria José, Adelina, Maria Augusta, João, estes todos maiores estas duas Izoldina e Antonia menores e não deixou, digo e deixou alguns bens a inventariar. O seu cadaver será inhumado no cemiterio desta cidade de Pennapolis. Serviram de testemunhas: Domingos Vieira da Silva e Lourenço Antonio; Do que para constar lavrei este termo, que lido e achado conforme vai devidamente assignado. Eu Andrelino Vaz de A.., Official e Registro Civil, que o escrevi e assignei.

  • Joana Darc Garcia Sady e Ávila Says:
    14 de maio de 2017 às 11:52 pm | filha ou neta de Maria Augusta Monteiro, filha de Jose Cândido Monteiro.
  • “Frequentei a casa de tia Adelina, que também morava em Uberaba, e lembro de minha mãe receber visita da tia Izoldina, que morava em Pirassununga. Convivo com bisneta da Ilydia. Achei bom dar esse mergulho no passado.”.

A Colônia Militar do Degredo tinha fama de que quem ia para lá, não voltava.

José Cândido Monteiro teria, portanto, 26 anos de idade no final da Guerra do Paraguai, em 1870.

História escutada dos Monteiro de Araújo, mais velhos, de Penápolis-SP, e, transmitida até nós.

É história preservada.

(como 5 abaixo se casaram com bisnetas da Madrinha da Serra,  ver sobre eles em:

2- Antônio Monteiro de Araújo, casado com Mariana Nunes de Souza, bisneta da Madrinha da Serra. Se é o segundo filho, nascido por volta de 1850, deve ter ido para Penápolis-SP com, mais ou menos, 58 anos de idade por volta de 1904. Faleceu em São Paulo-SP. Os únicos que preservaram a assinatura MONTEIRO DE ARAÚJO.

ESSE ANTÔNIO MONTEIRO DE ARAÚJ0 É QUE TROUXE OS OUTROS IRMÃOS PARA PENÁPOLIS-SP sempre se dizia. Ficou um tempo em Penápolis-SP. Voltou para Franca-SP. Teve os últimos filhos em Franca-SP. Depois voltou para Penápolis-SP. Quando voltou para Franca-SP chamou os irmãos. Não foi para Uberaba-MG.

A História que sempre contam, mas como vimos José Cândido Monteiro já estava há tempos.

ver sobre seus filhos e netos em https://madrinhadaserrablog.wordpress.com

Antônio Monteiro de Araújo morreu em São Paulo-SP. Sempre se conta isto. Pode ser que seu irmão  mais velho que o trouxe para Penápolis-SP, o número 1- acima, acima, que conhecia Penápolis-SP, desde o tempo da Colônia do Degredo. FOI PARA PENÁPOLIS-SP.

3- Joaquim Monteiro dos Santos. Não sabemos se ficou em Franca-SP.

4- Ernesto Antônio Monteiro. Não sabemos se ficou em Franca-SP.

5- CARLOS JUSTINO MONTEIROnosso amado avô, casado com MARIA DO CARMO DE SOUZA, bisneta da Madrinha da Serra. Nascido, em 1863, ou 1859, mais ou menos, em Franca-SP ou Candeias-MG. ,;MORREU EM PENÁPOLIS-SP, EM 1936, CHEGOU LÁ EM CARRO DE BOI EM 25 DE SETEMBRO DE 1912. FOI PARA PENÁPOLIS-SP. Temos orgulho dele ter construído a capela de Nossa Senhora Aparecida no bairro rural do Córrego do Pintos, em Penápolis-SP. O Carlos Justino Monteiro (Carro) aparece no livro da Glaucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão chamado O PASSADO PASSADO A LIMPO como fundador e construtura da capela no bairro rural do Córrego dos Pintos em Penápolis-SP. FOI PARA PENÁPOLIS-SP.

6- Pedro Monteiro de Araújo, casado com Ana Augusta de Souza,  também Ana Augusta Monteiro de Souza, bisneta da Madrinha da Serra.  FOI PARA PENÁPOLIS-SP; morreu em Penápolis-SP de insuficiência cardio renal, em 07/mar/1936, aos 70 anos, portanto, nascido em 1855, em Candeias-MG, mais provável, pois seu pai em 1861 estava em Candeias-MG, diz o inventário do pai dele; Pedro é pai da DONA MANDICA que se casou com o URIAS, seu primo. FOI PARA PENÁPOLIS-SP.

7- João Monteiro de Araújo (filho), casado com Lauriana Nunes de Souza, bisneta da Madrinha da Serra: Estes são os pais do QUINCA MONTEIRO, o Francisco Nunes Monteiro. CUIDADO COM HOMÔNIMOS AQUI.  tio João também teve um filho de nome João, irmão do Quinca Monteiro. FOI PARA PENÁPOLIS-SP.

8- Maria Cândida de Assunção, casada com Ananias Ferreira Barbosa. Ela já viúva em 1907. Seu filho Francisco Ferreira Barbosa (Chico Barbosa) casou-se com a Adélia, que é SUA PRIMA, filha do Carlos Monteiro de Araújo, portanto, seu Chico é primo de Adélia.  Maria Cândida faleceu em 1934 em Penápolis-SP. Ver sobre os filhos da Tia Adélia abaixo, nos filhos do 5 Carlos Justino Monteiro, e, na página inicial da Madrinha da Serra.

NOTA SOBRE OS FERREIRA BARBOSA:

A ILKA, NO SEU LIVRO LAÇOS DE FAMÍLIA, MOSTRA QUE OS FERREIRA BARBOSA SÃO DE FREG. DE SÃO  SALVADOR, PERTO DE ONDE VEIO OS MONTEIRO DE ARAUJO EM PORTUGAL.

Os Ferreira Barbosa viveram perto deles e dos Silveira em Capela Nova, e seguiram para Passos-MG, ,onde em 1839 tem Silveira casado com Monteiro. Estas famílias todas ligadas à Madrinha da Serra sempre estiveram próximas tanto em Portugal quanto em Minas Colonial, quanto a Região de Passos-MG, Franca-SP, Uberaba-MG e Penápolis-SP, sempre um indo na frente, chamando os outros…. Marcha para o Oeste. FOI PARA PENÁPOLIS-SP.

9- Persília Cândida de Assunção, nossa amada avó,  Vó Persília. Casada com ANTÔNIO JÚLIO DA SILVEIRA.  O casamento provavelmente ocorreu, por volta de 1877, em Cássia-MG. Os primeiros filhos da Persília foram nascidos lá ou em Patrocínio Paulista-SP. ANTÔNIO JÚLIO DA SILVEIRA nasceu, em 1858, em Passos-MG, morreu, aos 51 anos,  a Fazenda Badajós, em Uberaba-MG, de tuberculose.  Ele Antônio Júlio bebia demais. Morreu pobre. Em 1904, vendeu terras para pagar dívida.  Antônio Júlio da Silveira pode ser  filho de João Severiano da Silveira, que viúvo de Hipólita, e pai da Silvéria, a esposa do 1-José Cândido (irmão mais velho de Persília), casou-se em segunda vez, João Severiano com Ana, ver abaixo esta Ana irmã de Persília, número 10.

VEJA A PAGINA SOBRE NÓS SILVEIRA NESTE SITE.

SILVEIRA FERNANDES

Antônio Júlio da Silveira e Persília Cândida de Assunção tiveram de filhos, provavelmente em Ibiraci-MG, os 3 primeiros filhos.

– 1- Maria, casada com Jonas, que veio casada de Ibiraci-MG. Mãe da Fiica (a qual é mãe da Mariquinha), da Chata, da Floripa,

SIM, (((E JOÃO SEVERIANO É DE IBIRACI-MG, como declarado no casamento com Ana))) ver abaixo na 10-.. mais um fato que nos dá certeza que João Severiano da Silveira é pai de Antônio Júlio da Silveira.

– 2- Mariana Pires de Morais, casado com Lica Pires de Morais, teve o Celso (da máquina de arroz), Nelson, Natal, Danda, Anita, Nenzota Geralda, (Guararapes-SP), e uma outra. Maria, da qual tenho foto.

– 3- Antenor, pai da Carmita, casado com sua prima maria filha da 15- Eleolina abaixo. Teve a Carmita, Cidica, Iraci, Irmã Albertina, Irmão Simeão, ainda vivo em 2019.

– 4- João Júlio da Silveira, caçula, natural de Franca-SP, 31/mar/1885, nunca achei o assento de batizado. MEU AVÔ PATERNO, que se casou com sua prima primeira ALCINA MONTEIRO, filha de CARLOS JUSTINO MONTEIRO, o número 5 acima. Juquinha era o Caçula, ver mais sobre ele na página principal: https://madrinhadaserrablog.wordpress.com

10- Ana Cândida de Assunção, casada com João Severiano da Silveira, já viúvo, ELE QUE TEVE A filha Silvéria que se casou com José Cândido Monteiro, número 1 acima.
Ana declara ser de Ibiraci-MG, Dores do Aterrado, como a Carmita disse do Antônio Júlio da Silveira.. Foi pro Badajós. Ana e João Severiano da Silveira já falecidos quando do testamento da Laura Cândida de Assunção, mãe de Ana, em dez/1907. FILHOS: Alfredo, Belduino, Guilhermina, Aureliano (talvez seja o Aureliano falecido em Penápolis-SP em 1927), Augusto, e, Perciliana. Um desses pode ser o seo Lica Pires de Morais casado com a filha do Antenor, a Mariana, acima no 09.

Acredito que João Severiano da Silveira, no primeiro casamento, seja o pai também de Antônio Júlio da Silveira, casado com a 9- Persília Cândida de Assunção.

11- Maria das Dores Monteiro, (Tia Sadóca? ou Dolores), casada com Joaquim Garcia de Almeida.  Nascida em Franca-SP em mais ou menos 1861, ou em Candeias-MG, (errado no óbito, morou em Uberaba-MG, mas não nasceu lá). (Em 1861, no inventário do seu pai, o Coronel João Monteiro de Araujo pai da Maria das Dores ainda morava em Candeias-MG.) Carmita sabia do apelido dela. Carmita também falava de uma Dolores na foto com Persilia e Juquinha.  Maria das Dores faleceu viúva, em Penápolis-SP, em 10/ago/1947, aos 86 anos. Temos o atestado de óbito. FOI PARA PENÁPOLIS-SP.

SAM_6534

12- Cassiana Cândida de Assunção, (também chamada Cassiana Monteiro de Araújo); era chamada de Tia Ciana; era atrapalhada da cabeça; viveu e acredito morreu no Badajós, em Uberaba-MG. Casada com Olímpio (Moreira?)de Araújo Roso. Este Olímpio é descendente do fundador de Uberaba-MG, Sargento Mór Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira. Conta-se muito que Tio Neca foi o último a sair do Badajós.

Imagino que tia Ciana morreu no Badajós. A Tia Ciana casou na família dos Rocha Miranda,e, família do Fundador do Uberaba-MG, Sargento Mór Eustáquio, como  também o é, o Tio Neca abaixo, o 16-.

1- Sebastiana Maria do Espirito Santo, natural do Desemboque-MG onde se casou, em 1815, com o Capitão Tomaz José de Miranda Porto, natural do Porto Portugal, filho legítimo de José de Miranda Porto e de Maria Joaquina Diniz Wauxiller. Foi proprietário da Fazendinha, hoje Badajós.

2-1 Tomazia de Miranda, batizada a 2 de abril de 1819, em Uberaba, casada com Antônio de Araújo Roso, natural de Mogy Mirim, Estado de S. Paulo. Teve:

3-2 Paulinho de Araújo Roso, natural de Uberaba, onde, há anos, faleceu casado com Maria Cândida de Oliveira, natural de Dores de Santa Juliana (município de Araxá-MG), filha legítima de Bernardino Alves da Costa e Balduina Francisca de Oliveira, Teve os seguintes filhos nascidos em Uberaba-MG:

4-1 Olímpio de Araújo Roso, casado com Cassiana Monteiro de Araújo, filha legítima do
Capitão João Monteiro de Araújo, morador na mesma Fazenda Badajós. Teve:
5-1 Aristides
5-2 Américo
5-3 Adelino
5-4 Maria
5-5 Almerinda
5-6 Agripina
5-7 Antonio

Ver no site da Família Silva e Oliveira:

http://www.uberabagenealogia.wordpress.com

Filhos de Cassiana, a tia CIANA:

– Aristides, Américo, Adelino, Maria, Almerinda, Agripina e Antônio.

13- Ester Cândida de Assunção, casada com Joaquim Nunes de Souza, bisneto da Madrinha da Serra, foram para Penápolis-SP, ele foi vereador da primeira turma em Penápolis-SP em 1914, avôs do Paulo Nunes de Souza. FOI PARA PENÁPOLIS-SP. Tem túmulo grande no cemitério de Penápolis-SP. Fizeram homenagem na Câmara Municipal a ele.

14- Carlota Cândida de Assunção, casada com JOÃO GARCIA (PEREIRA? ou Vieira)… ou…. João Garcia Duarte Vieira, (pode ser dos Garcia Vieira que foram para Penápolis-SP, dos parentes do Barão da Franca-SP, o José Garcia Duarte). Já falecida em 1907. Alceu Júlio da Silveira, no seu nascimento, teve um declarante de nome José Garcia Duarte Vieira.  FILHOS: Maria, Manoel, Antônio, Francisca, Ester e Aura (Ana?). Carlota pode ser a mãe do Vieira que casou com a Custódia..(uma filha de Carlos Justino Monteiro irmão da Carlota).. e nesse caso foram 7 primos casados com primos.

15- Eleolina Cândida de Assunção, casada com Antônio (Luís?) da Costa, avôs da Carmita da Silveira, está que tem depoimento em vídeo no inicio desta  página. São os pais da mãe da Carmita, a Maria. Ficou no Badajós em Uberaba-MG.

16- Manuel Monteiro da Silva, NECA – CAÇULA – AINDA SOLTEIRO EM 1907, FICOU TOMANDO CONTA DO BADAJÓS. Ele foi INVENTARIANTE DA LAURA, CUIDOU DA FAZENDA BADAJÓS DEPOIS QUE SEU PAI MORREU EM 1900. Nascido na Fazenda do Morro Redondo, onde hoje fica no município de Itirapuã-SP. Nascido em 1878, Tio Néca, CAÇULA, o último a sair da Fazenda Badajós, em 1939, e foi para Trindade-GO onde foi pioneiro e desbravador. Visitou Uberaba-MG, onde a sua filha Estér ficou morando, e Ester foi casada com Abrão Cecílio, e teve o filho Luís Cecílio que era engenheiro e foi presidente do Nacional Esporte Clube de Uberaba-MG. Néca era solteiro quando vovó Laura morreu em 1907, foi seu inventariante e ficou tocando a Fazenda Badajós. Vovó Laura teve filhos até quase os 50 anos de idade. O Ilton filho do Néca foi prefeito de Trindade-GO.

Tio Néca foi casado com Virgínia da Rocha, descendente do fundador de Uberaba-MG, o Major Eustáquio, que teve a filha natural:

O sargento-mór Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira teve:

1- Sebastiana Maria do Espirito Santo, natural do Desemboque-MG onde se casou, em 1815, com o Capitão Tomaz José de Miranda Porto, natural do Porto Portugal, filho legítimo de José de Miranda Porto e de Maria Joaquina Diniz Wauxiller. O capitão Tomás foi proprietário da Fazendinha, ele mudou o nome da fazenda para até hoje, 2023, Fazenda Badajós. Pais de:

2-10 Virginia Damiana de Miranda Rocha, nascida em Uberaba a 27 de setembro de 1837, casada a 27 de setembro de 1853 com o Tenente Francisco Ferreira da Rocha (Nenê) (28), nascido em Uberaba, a 23 de agosto de 1829, filho natural de Maria Martinha de Jesus, já falecido. Teve:

3-5 Francisco Lazarino da Rocha Miranda, casado, em primeiras núpcias, com Rita Messias da Rocha, filha legítima de Antonio Peregrino Alves e em segundas núpcias com Maria do Carmo, filha legítima do Coronel José Rodrigues da Cunha Teixeira (Vide Tit. Rodrigues da Cunha) Teve:
Do 1º matrimônio:
4-1 Maria
4-2 Virginia CASADA COM O TIO NECA tiveram 7 filho. São os pais de Maria de Lourdes, Iracema, José, Benigno, Hílton, Ester, e Wilson. Tio Neca deve ser casado em 1908, era solteiro em 1907, no inventário ver abaixo, e teve o primeiro filho em 1909.
4-3 Vicente

Ver no site da Família fundadora de Uberaba-MG  http://www.uberabagenealogia.wordpress.com

http://www.capitaodomingos.wordpress.com

TIO NECA, Nota, o livro do Tio Neca dá direto Virginia filha do Antero Ferreira da Rocha,

A Ester foi única filha do tio Neca a ficar em Uberaba-MG: casado com Abrão Cecílio, teve 5 filhos: Nelia, Sonia, Vania, Luis, Alberto e Virginia.

O inventário da vovó Laura diz, em dez/1907, que o Tio Néca seria seu inventariante porque cuidou bem dela e da fazenda desde 1900 quando vovô Coronel JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO, 1820-1900 morreu. era solteiro

“remuneração da dedicação e serviço que sempre tem tratado a testadora e com que sempre tratou o seu pai, do qual substituiu na direção dos trabalhos do sítio e negócios desde que ele adoeceu.”

.

A Vovó LAURA teve ele com 50 anos de idade, isso por volta de 1878, quando nasceu Tio Néca, em Franca-SP, na Fazenda Morro Redondo do Pontal, atualmente Município de Itirapuã-SP.

Vou procurar inventários deles todos.

  • ANA PAULA MONTEIRO Says:
    3 de setembro de 2018 às 7:01 pm |Boa Noite!
    Meu nome é Ana Paula Monteiro e sou bisneta de Manoel Monteiro da Silva (NECA) e Virgínia da Rocha Monteiro (GINICA)
    Estamos preparando um grande encontro da Família Monteiro que acontecerá em 08/09/2018 em Trindade/GO.
    Quero agradecer as informações que obtive neste site que foram valiosissímas para o resgate da memória de minha família.
    Escrevi um panfleto com a nossa história e se for de utilidade para vocês, gostaria de enviá-lo.
    Grande abraço!
    Ana Paula Monteiro

Ver sobre esta família abaixo em:

http://www.madrinhadaserrablog.wordpress.com

Agora só o Quinto filho do Coronel João Monteiro de Araújo: CARLOS JUSTINO MONTEIRO (1864-1936), casado com Maria do Carmo de Souza, bisneta da MADRINHA DA SERRA.

Árvore genealógica do Carlos Justino Monteiro , filho do CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAUJO, neto e relatório de antepassados:

arvore de carlos justino monteiro

Árvore de Maria do Carmo de Souza

Antepassados de maria do carmo

relatorio de maria do carmo de souza

Veja agora os filhos e descendentes do CARLOS JUSTINO MONTEIRO, O NÚMERO 5 ACIMA,  casado com MARIA DO CARMO DE SOUZA, quinto filho do CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO: FOI PARA PENÁPOLIS-SP.

10 filhos: 5 ou 6 deles são casados com primos em primeiro grau e Totonho é casado com prima em segundo grau.

Foto rara só com adultos sem netos e ninguém sorrindo. Não se dava risada para tirar foto.

Carlos Justino Monteiro, Maria do Carmo de Souza, e, seus 10 filhos, em Penápolis-SP, em 1927;

familiamonteiropenapolis0001

1-Adélia, a mais velha, nascida em Patrocínio Paulista,  que foi casada com o seu primo Francisco Ferreira Barbosa (Chico Barbosa), filho de Maria Cândida de Assunção, casada com Ananias Ferreira Barbosa. Ela já viúva em 1907.  Maria Cândida faleceu em 1934 em Penápolis-SP.

Adélia e Chico viveram em Promissão-SP. A Madrinha Adélia era a mais velha dos 10 irmãos filhos do CARLOS JUSTINO MONTEIRO.

Adélia é mãe da do 1- Geraldo Barbosa (que foi casada com Catarina), 2- Edite c/c Luís, Filhinha (mãe da Marili, Magali e Fernando) e da 3- Nair que foi casada com o Nenê Langhi).

O Geraldo Barbosa foi pioneiro em Campo Mourão-PR; gostava de visitar parente. Eh homem bom. Contou-nos muitas histórias antigas que vou postar em breve. Visitamos eles em Campo Mourã-PR , na Páscoa de 1987, na casa do filho dele, o Francisquinho. Ele tem também o Geraldinho, instrutor de paraquedismo em Guaratinguetá-SP. Geraldo teve fábrica de doce em 1947-48 em Araçatuba-SP para onde levou a família do Juquinha e Chinica, a número 6 Alcina, abaixo.

2-Emília, Bia, que foi casada com o Professor Altino de Araújo Vaz de Melo, (mãe do Frei José ( batizado como Garibaldi Celso), da Iraci Béber c/c Guilherme Béber, da poetiza Carmita de Melo Ahmad, Carlito e………), A Tia Iraci teve a Bila (já falecida), o Carlota que é o pai da Cristiane Beber que tem Locadora pertinho da casa da Cema, (filha do Quinca Monteiro e mãe da miss Penápolis)..

3-Custódia, (Tóda), que foi casado com José Garcia Duarte Vieira, dos “Garcia Duarte” do Barão da Franca. TÓDA (Custódia) é mãe de Jandira (casada com irmão do Ninil e tem os filhos: 1-José Mauro, 2-Juraci e 3-Maria do Carmo (Cotinha)). TIA TÓDA (Custódia) também é mãe e José (Zeca) e da Eunice. A Eunice era de Avanhandava-SP onde tem filhos.

4-ABÍLIO, Bilico, que foi casado com Nair Correia, da familia Silva e Oliveira; Bilico é pai da Adair que é casada com o vereador de Uberaba-MG, o seo Arly Coelho. Bilico também é pai do Wanderlei, do Elton Siles e da………….., ainda vivos). Estes “Correia’ da Tia Nair parece que são parentes dos Silveira do Juquinha e Antenor.  Certo é que a Nair Correia é parente minha por parte dos Silva e Oliveira pioneiros em Uberaba-MG. Vou pesquisar mais no livro dos Silva e Oliveira. É homenageado dando nome a uma rua em Uberaba-MG, a Rua Abílio Monteiro.

5-CARLOS, Carrinho, que foi casado com sua prima Maria de Lourdes (Lica) Monteiro, filha do João Monteiro de Araújo Júnior e Lauriana de Souza. Carrinho é pai do pai do Walter Monteiro, ainda vivo e que não teve filhos. Primos 2 vezes , o Carrinho e a Lica.

6-Alcina Monteiro (a Chinica) TRI-NETA da MADRINHA DA SERRA, (filha de MARIA DO CARMO DE SOUZA), se casou com seu primo JOÃO JULIO DA SILVEIRA (o JUQUINHA) e tiveram 7 filhos. Ou seja: Chinica e Juquinha são netos do Coronel João Monteiro de Araújo. Tiveram também um menino que nasceu morto em 1931.

7-URIAS, que foi casado, em 1920, em Penápolis-SP, com sua prima 2 vezes, a Mandica (Armanda Monteiro de Souza), filha do Pedro Monteiro de Araújo e Ana Augusta de Souza. Urias é o pai de Cidinha, casada com José Antônio de Castro, da Marina casada com Filó Cruvinel, e, Urias também é pai da  Honorina, casada com Antônio Carrilho de Castro Neto (o Toneco).  As 3 filhas do Urias são falecidas.  José Antônio de Castro e TONÉCO são irmãos. Urias comprou, em 1948, a Fazenda, em Uberaba-MG, fazenda que era do sr. Francisco Pinto. Comprou principalmente porque a fazenda tinha engenho. Urias veio de Penápolis-SP para Uberaba-MG, e, como a casa da fazenda ainda não estava desocupada, teve com a família, de morar 2 meses no paiol da fazenda, até que o morador saísse da casa. Sua fazenda ainda é, 2023, dos herdeiros do Urias.

8-Amélia, (Melinha), que foi casado com Enoch de Paula Ribeiro, (que era viúvo de uma prima nossa, a Laura Nunes Monteiro, que é filha da Antônio Monteiro de Araújo e Mariana Nunes de Souza). Melinha é mãe do Hélio, que faleceu em 2011, e que foi casado com a Odete. Hélio teve vários filhos. Melinha também é mãe do Laércio que morreu de acidente com 20 anos de idade. Enoch teve três filhos no primeiro casamento: Fiíca, Anita, casada com João Sampaio (que foi prefeito de Penápolis-SP), e Lutacio. VER SOBRE ELES, acima, na parte do ANTONIO MONTEIRO DE ARAUJO E MARIANA (filha da Custódia Nunes).

9-Totonho Antônio, que foi casado, em Penápolis-SP, com sua prima em segundo grau, Maria Aparecida Cintra Monteiro, filha do primeiro casamento de Guilhermino Cintra natural do Garimpo das Canôas-MG com a Arlinda de Souza Monteiro, que é filha do tio Pedro Monteiro de Araújo.  A segunda esposa do Guilhermino era a Cândida. A Tia Aparecida é irmã do Acácio. Totonho  era o caçula e primeiro a falecer em 1947, tragicamente, (pai de José, Inês e do Toninho, estes 3 ainda vivos). Portanto tia Aparecida e Totonho também são primos (em segundo grau). Inês é mãe do Marcelo e da Mônica. O Marcelo tem os filhos Lucas e Rafaela. A Mônica Delgado tem o filho Bruno e as gêmeas Beatriz e Gabriela. O Toninho tem o Gustavo e a Juliana (que é mãe da Isadora). O Tio Totonho morreu na roda do engenho. Estava muito frio e o capote dele enroscou na roda.  A Mônica me adora.

10-ANTONIETA, a Tia Nenê, que foi casado com seu primo Alberto Nunes de Souza ( sem filhos). Alberto é filho do Joaquim Nunes de Souza e Ester Cândida Monteiro. Nenê e o Seo Alberto são primos duas vezes entre si.

MENSAGENS ENVIADAS POR PRIMOS:

20 Respostas to “2- A Família Monteiro de Penápolis-SP e Uberaba-MG – O Coronel João Monteiro de Araújo, (1820-1900), seus pais, seus irmãos, seus filhos, e, seus netos, bisnetos, trinetos”

  • marcelo magrin Says:
    14 de agosto de 2011 às 2:54 pm |Olá, a minha avó olga monteiro era de itirapuã, filha de Manoel Gonçalvez monteiro . Seu irmao juvencio monteiro morava em penapois .Será que eles teriam algum parentesco com joao monteiro de araujo?
  • capitaodomingos Says:
    15 de agosto de 2011 às 11:50 am | entre no http://www.capitaodomingos.wordpress.com , ali será postado o livro dos faleiros onde aparece muitos monteiros.
    este site da madrinha está começando vamos amplia-lo.
    sim, todos são descendentes do jose monteiro de araujo. pioneiros em penapolis. dois ramos dos monteiro foram para penapolis, os da farmacia e os nossos.
  • Lucas Fernandes Castro Says:
    25 de março de 2012 às 3:02 am | Responder   EditarGostaria de saber se você tem fotos antigas de Candeias Minas Gerais para me enviar.
  • Rosangela Maria de Andrade Says:
    2 de julho de 2014 às 1:08 am | Responder   EditarOLÁ…NASCI EM GOV.VALADARES,EM 1964, MINHA MÃE SE CHAMA MAURA E MEU PAI ANEDINO VIEIRA DE SOUZA…SEGUNDO MINHA MÃE, ELE JÁ É FALECIDO DESDE QUE EU TINHA 1 ANO E 8 MESES, MEU NOME NO BATISTÉRIO CONSTA COMO “GENIRA VIEIRA DE SOUZA”, ELA TAMBÉM DIZ QUE TENHO DOIS IRMÃOS POR PARTE DE PAI , JANDIR E LUIZINHO E QUE MORAVAM NA ILHA DOS ARAÚJO. GOSTARIA DE REENCONTRÁ-LOS, É POSSÍVEL ?? OBRIGADA, AGUARDO RESPOSTA.
  • Maria de Lourdes Vieira Milreu Says:
    13 de julho de 2015 às 8:38 pm | Oi, meu nome é Maria de Lourdes Vieira Milreu, sou filha dos falecidos Vicente Vieira da Silva e Luzia Maia da Silva. Sobrinha neta de Domingos Vieira da Silva. Sei que nasci na Fazenda do Quincas Monteiro. Gostaria de saber o nome da Fazenda. Seria possível? Sempre tive essa curiosidade. Obrigada!
  • GENEALOGIA SILVA OLIVEIRA UBERABA-MG FRANCA-SP MADRINHA DA SERRA Says:
    14 de julho de 2015 às 8:27 am | Parabéns. Gostaria que nos escrevesse sobre o Domingos Vieira e os filhos deles. O Quinca tinha muitas fazendas. A Fazenda do pai dele era a Fazenda Santa Lauriana, ou fazenda velha. a Cema filha do Quinca morreu este ano.
  • Sonia Monteiro Says:
    3 de setembro de 2015 às 8:28 pm |6- Pedro Monteiro de Araújo, casado com Ana Augusta de Souza, bisneta da Madrinha da Serra. ESSE FOI PARA PENÁPOLIS-SP, MORREU EM 1944 EM PENÁPOLIS-SP; pai da DONA MANDICA que se casou com o URIAS, seu primo. FOI PARA PENÁPOLIS-SP.
  • GENEALOGIA SILVA OLIVEIRA UBERABA-MG FRANCA-SP MADRINHA DA SERRA Says:
    4 de setembro de 2015 às 8:37 am | Parabéns. Tem muita foto para ser identificada.
  • GENEALOGIA SILVA OLIVEIRA UBERABA-MG FRANCA-SP MADRINHA DA SERRA Says:
    4 de setembro de 2015 às 8:37 am | Tem muita coisa em rascunho ainda para ser publicado.
    1. Meu Deus, sou a sétima geração após a Madrinha da Serra.
      A Mandica era irmã do meu avô Adauto Monteiro de Souza.
      Tem foto dele com minha avó, minha mãe e tio pequenos aqui no site.
      Sou Sonia Valéria Monteiro de Souza, filha de Waldecir Monteiro de Souza, filha de Adauto Monteiro de Souza, filho de Pedro Monteiro de Araujo e Ana Augusta de Souza. Tem fotos de nosso albúm aqui no site.
  • 2- Coronel João Monteiro de Araújo, (1820-1900), seus pais, seus irmãos, seus filhos, e, seus netos – MADRINHA DA SERRA – JOAQUINA CUSTÓDIA DA CONCEIÇÃO Says:
    1 de junho de 2016 às 8:57 am | […] magrin Says: 14 de agosto de 2011 às 2:54 pm | Responder   editarOlá, a minha avó olga monteiro era de itirapuã, filha de Manoel Gonçalvez […]
  • Joana darc Ananias de Jesus Says:
    8 de março de 2017 às 1:38 pm | rSOU NETA DE JOÃO ANANIAS CÂNDIDO..FILHA DE ANTONIO ANANIAS SOBRINHO..MEU NOME JOANA DARC ANANIAS DE JESUS..
  • Joana darc Ananias de Jesus Says:
    8 de março de 2017 às 1:48 pm | Família João Ananias Cândido gostaria de saber sobre os Ananias de onde vieram se eles fazem parte dessa família gostaria de saber mais vou deixar o meu e-mail entra em contato comigo por favor
  • Joana darc Ananias de Jesus Says:
    8 de março de 2017 às 1:54 pm |De onde vieram os Ananias de qual parte que fazem essa nação gostaria de saber só neta de João Cândido Ananias meu pai Antônio Ananias sobrinho gostaria muito de ter uma resposta em relação aos Ananias de onde vieram quem foram quem são seus antepassados
  • GENEALOGIA SILVA OLIVEIRA, Faleiros, Leme, UBERABA-MG, FRANCA-SP, MADRINHA DA SERRA, Três Ilhoas Says:
    8 de março de 2017 às 3:48 pm   Editarpaulosilveira@ict.unesp.br
  • Joana Darc Garcia Sady e Ávila Says:
    14 de maio de 2017 às 11:52 pm | ou neta de Maria Augusta Monteiro, filha de Jose Cândido Monteiro. Frequentei a casa de tia Adelina, que também morava em Uberaba, e lembro de minha mãe receber visita da tia Izoldina, que morava em Pirassununga. Convivo com bisneta da Ilydia. Achei bom dar esse mergulho no passado.
  • GENEALOGIA SILVA OLIVEIRA, Faleiros, Leme, UBERABA-MG, FRANCA-SP, MADRINHA DA SERRA, Três Ilhoas Says:
    15 de maio de 2017 às 8:59 am | Responer   EditarParabéns. Estava esperando vocês aparecerem. O José Cândido que fala é o que morreu em 1916 em penápolis-sp? conte sua história, passe o nome dos netos todos e onde viveram.
  • ANA PAULA MONTEIRO Says:
    3 de setembro de 2018 às 7:01 pm |Boa Noite!
    Meu nome é Ana Paula Monteiro e sou bisneta de Manoel Monteiro da Silva (NECA) e Virgínia da Rocha Monteiro (GINICA)
    Estamos preparando um grande encontro da Família Monteiro que acontecerá em 08/09/2018 em Trindade/GO.
    Quero agradecer as informações que obtive neste site que foram valiosissímas para o resgate da memória de minha família.
    Escrevi um panfleto com a nossa história e se for de utilidade para vocês, gostaria de enviá-lo.
    Grande abraço!
    Ana Paula Monteiro
    monteiroefreitas@yahoo.com.br
  • GENEALOGIA, Familias, SILVA OLIVEIRA, Faleiros, Leme, UBERABA-MG, FRANCA-SP, MADRINHA DA SERRA, Três Ilhoas Says:
    4 de setembro de 2018 às 9:58 am | Responder   Editarok. pode enviar. mande foto do encontro. não posso ir porque vou operar.
  • GENEALOGIA, Familias, SILVA OLIVEIRA, Faleiros, Leme, UBERABA-MG, FRANCA-SP, MADRINHA DA SERRA, Três Ilhoas Says:
    4 de setembro de 2018 às 9:59 am | Responder   Editardivulgue o site. sempre entre pois tenho muita coisa a acrescentar no site que ainda estão nos meus rascunhos. alem de mais fotos para postar.
  • GENEALOGIA, Familias, SILVA OLIVEIRA, Faleiros, Leme, UBERABA-MG, FRANCA-SP, MADRINHA DA SERRA, Três Ilhoas Says:
    4 de setembro de 2018 às 10:01 am | Responder   Editarmande nomes de filhos e netos do neca para eu acrescentar.

MARIA AUGUSTA

Maria Augusta Monteiro Garcia_descendentes

0022

É de se entender que filhos e filhas, já casadas, do José Cândido Monteiro não foram para Penápolis-SP. Ficando em Uberaba-MG. E como tem família em Uberaba-MG entendemos que José Cândido também foi por volta de 1892 para Uberaba-MG antes de seguir para Penápolis-SP.

João Cândido Monteiro era um dos filhos dele que  morava em Penápolis-SP, e, foi o declarante do óbito. Os dois menores certamente, também, estavam em Penápolis-SP, em 1916.

Óbito de José Cândido Monteiro

Aos dez dias do mez de janeiro do anno de mil novecentos e dezesseis, nesta cidade de Pennapolis, Districto de Paz e municipio de Pennapolis, Comarca de Bauru, do Estado de São Paulo, em meu cartorio compareceu João Candido Monteiro, com vinte e quatro annos de edade, solteiro, funcionario publico, natural do Estado de Minas Geraes, residente nesta cidade de Pennapolis, e em presença das testemunhas abaixo nomeados e no fim assignados, exhibindo attestado de duas pessoas moradores nesta cidade os senhores Antonio Pereira dos Santos e Fabianno Nogueira Porto,  declarou que no dia dez do dito meze anno as sete e meia horas da manhã, em sua casa de moradia á rua Bento da Cruz, o seu pae José Cândido Monteiro, digo, horas da manhã, falleceu de morte natural, febre algida conforme o referido attestado, em sua casa de moradia o seu pae JOSÉ CÂNDIDO MONTEIRO, á rua Bento da Cruz, desta cidade, com setenta e dois annos, casado, lavrador, natural do Estado de Minas Geraes, brasileiro, residente neste districto, do sexo masculino, de côr branca, filho legítimo de João Monteiro de Araújo e Dona Laura Pires Monteiro, estes são fallecidos. Casado que foi com Dona Silveria Maria da Conceição residente nesta cidade e de seu consorcio com esta deixa nove filhos, digo, deixa dez filhos que são: Hippolito, Alvina, Maria, Ilydia, Maria José, Adelina, Maria Augusta, João, estes todos maiores estas duas Izoldina e Antonia menores e não deixou, digo e deixou alguns bens a inventariar. O seu cadaver será inhumado no cemiterio desta cidade de Pennapolis. Serviram de testemunhas: Domingos Vieira da Silva e Lourenço Antonio; Do que para constar lavrei este termo, que lido e achado conforme vai devidamente assignado. Eu Andrelino Vaz de A.., Official e Registro Civil, que o escrevi e assignei.

Recebemos esta mensagem de bisneta do José Cândido Monteiro:

Joana Darc Garcia Sady e Ávila Says:

Sou neta de Maria Augusta Monteiro, filha de Jose Cândido Monteiro. Frequentei a casa de tia Adelina, que também morava em Uberaba, e lembro de minha mãe receber visita da tia Izoldina, que morava em Pirassununga. Convivo com bisneta da Ilydia. Achei bom dar esse mergulho no passado.

A Colônia Militar do Degredo tinha fama de que quem ia para lá, não voltava.

José Cândido Monteiro teria, portanto, 26 anos de idade no final da Guerra do Paraguai, em 1870.

História escutada dos Monteiro de Araújo, mais velhos, de Penápolis-SP, e, transmitida até nós.

É história preservada.

(como 5 destes filhos de João Monteiro de Araújo e Laura Cândida de Assunção, abaixo, se casaram com 5 irmãos Nunes de Souza: 4 bisnetas e um bisnetos da Madrinha da Serra,  ver sobre eles em:

2- Antônio Monteiro de Araújo, casado com Mariana Nunes de Souza, bisneta da Madrinha da Serra. Se é o segundo filho, nascido por volta de 1850, deve ter ido para Penápolis-SP com, mais ou menos, 58 anos de idade por volta de 1904. Faleceu em São Paulo-SP. Os únicos que preservaram a assinatura MONTEIRO DE ARAÚJO.

ESSE ANTÔNIO MONTEIRO DE ARAÚJ0 É QUE TROUXE OS OUTROS IRMÃOS PARA PENÁPOLIS-SP. Ficou um tempo em Penápolis-SP. Voltou para Franca-SP. Teve os últimos filhos em Franca-SP. Depois voltou para Penápolis-SP. Quando voltou para Franca-SP chamou os irmãos. 

A História que sempre contam, mas como vimos José Cândido Monteiro já estava há tempos.

ver sobre seus filhos e netos em http://www.madrinhadaserra.wordpress.com

Antônio Monteiro de Araújo morreu em São Paulo-SP. Sempre se conta isto. Pode ser que seu irmão  mais velho que o trouxe para Penápolis-SP, o número 1- acima, acima, que conhecia Penápolis-SP, desde o tempo da Colônia do Degredo. FOI PARA PENÁPOLIS-SP.

Esse foi o segundo dos irmãos Monteiro de Araújo a vir para Penápolis-SP. Saiu de Franca-SP, e, foi ele que chamou os irmãos que estavam na Fazenda Badajós, em Uberaba-MG, casados com as filhas da Custódia Nunes, para virem para Penápolis-SP. Ele que chamou os outros Monteiro de Araújo que foram para Penápolis-SP, em 1911 e em 1912.

Antônio Monteiro de Araújo faleceu em São Paulo-SP. O Primeiro irmão que veio para Penápolis-SP, como vimos acima, foi o José Cândido Monteiro, primogênito do Coronel João Monteiro de Araujo (1820-1900).

Mariana Nunes de Souza e Antônio Monteiro de Araújo são os pais da Laura Nunes Monteiro, que se casou com o Enoch de Paula Ribeiro, este filho de Antônio de Paula Ribeiro e Emília Deodolina de Laura (?).

Enoch ficou viúvo, e, casou, pela segunda vez, com Tia Melinha acima, filha de CARLOS JUSTINO MONTEIRO, e, da Maria do Carmo de Souza, a número 4 acima. Ver sobre a Melinha mais abaixo, nos filhos do Carlos Justino Monteiro. Enoch viveu até 104 anos, lúcido na casa da Anita.

Foi, na casa do Enoch, que faleceu minha bisavó, em 1946, a Maria do Carmo de Souza. Estava ruim, foi para a cidade. Deu tempo de vir os netos de Uberaba-MG para vê-la pela última vez.  O Urias Monteiro veio.

Enoch e Laura teve três filhos no primeiro casamento com Laura: Fiica, Anita, nascida em 15/jul/1920, e, falecida em 2010, aos 90 anos, casada com João Teixeira Sampaio (que foi prefeito municipal de Penápolis-SP, e, que faleceu em 2013 com 103 anos), e Lutácio.

Anita e João Teixeira Sampaio, que se casaram em 30/maio/1940, são os pais da Laurinha, (que é mãe do Marcelo e da Mônica, que brincavam comigo e com os filhos da Julieta na nossa infância), e, do Firmino Ribeiro Sampaio, que foi prefeito municipal de Penápolis-SP.

monica sampaio

Mônica Aparecida Sampaio Garcia Maschietto, filha da Laurinha, neta da Anita, bisneta da Laura, tri-neta do Antônio Monteiro de Araujo, tetra-neta do Coronel João Monteiro de Araújo(1820-1900), penta-neta do Capitão José Monteiro de Araújo, sexta-neta do João Monteiro de Araújo(1723-1799), sétima-neta do Manoel Monteiro, oitava-neta da Mariana Monteira.

Ver mais sobre Enoch, abaixo, no seu segundo casamento com Melinha, filha do Carlos Justino Monteiro e Maria do Carmo de Souza.

Mariana Nunes de Souza e Antônio Monteiro de Araújo também são os pais de Maria, Lica do Guimarães, Antônio, Álvaro Monteiro de Araújo, Mariana, Nilson, e, do José, que morreu na Revolução de 1932.

Ler sobre o Antônio Monteiro de Araújo acima na parte dos Monteiro que vieram para Penápolis-SP.

Mariana (a filha) teve os filhos Leopoldo e  .

Aqui, foto da Mariana Nunes de Souza com 2 netos, com os filhos da Mariana (filha).

marianad

O Álvaro Monteiro de Araújo, filho do Antônio Monteiro de Araújo casou-se com sua prima Yolanda, filha do João Monteiro Filho, o Joãozinho Monteiro.

3- João Monteiro dos Santos. Não sabemos se ficou em Franca-SP. 

4- Ernesto Antônio Monteiro. Não sabemos se ficou em Franca-SP. 

5- CARLOS JUSTINO MONTEIROnosso amado avô, casado com MARIA DO CARMO DE SOUZA, bisneta da Madrinha da Serra. Nascido, em 1863 mais ou menos, em Franca-SP,; mesma idade do tio Pedro abaixo. MORREU EM PENÁPOLIS-SP, EM 1936 proprietário de terras na Fazenda Brejo Alegre. CHEGOU LÁ EM CARRO DE BOI EM 25 DE SETEMBRO DE 1912. FOI PARA PENÁPOLIS-SP. ver sobre eles em http://www.madrinhadaserra.com

carlos e maria

6- Pedro Monteiro de Araújo, casado com Ana Augusta de Souza, bisneta da Madrinha da Serra. ESSE FOI PARA PENÁPOLIS-SP, MORREU EM 1944 EM PENÁPOLIS-SP; pai da DONA MANDICA que se casou com o URIAS, seu primo. FOI PARA PENÁPOLIS-SP

ana augusta e pedro

Filhos do Pedro Monteiro de Araújo e Ana Augusta de Souza:

a-Adauto, Lavrador, nasc. +- 1911, Uberaba-MG?; ficou 18 anos de cama; fal. em São Paulo-SP com 79 anos de parada cardio-respiratória. Sepultado, em Penápolis-SP, em 27-jan-1990. c/c Maria Aparecida Bueno, morou em São Paulo, ficou 18 anos numa cama -, e teve  o  filho João Batista Monteiro e a Valdeci.

b-Odorico  (Doc), que foi para São Paulo-SP, c/c Isoleta Goulart; filhos são Mário, Marcelin e a Cleusa ou Neusa

c-Assis, c/c a prima Iraci, filha do João Monteiro de Araujo Júnior – tiveram os filhos: Roberto Batista Monteiro, a Odete, e, a Maria Antônia

d-Maria (c/c o primo João Monteiro de Araújo Júnior – Joãozinho), ver na família do João Monteiro de Araujo Júnior

e-Armando c/c  Josefina, tiveram 1-Ana Augusta, NOME EM HOMENAGEM À AVÓ LINDA TRADIÇÃO DA FAMÍLIA, c/c Juiz Joaquim (que foram para São Paulo-SPe São Caetano do Sul-SP e com filhos Ulisses? e Franklin), 2- Eunice c/c Assis Moraes (filhos Marcos e Assis Filho?), 3- Laurinha c/c Francisco Salla (que teve olaria, com as filhas Suzana e Silmara), e a 4-Ivone c/c  Osvaldo Gavioli,  sitiante, com os filhos Celso, César, Silvana e Soraia,

f-Arlindo, c/c Adélia (parente nossa), e teve os filhos, foram para Goiás,

g- Armanda, (Mandica), casada com seu primo Urias. Ver sobre Urias e Mandica, abaixo, na Família do Carlos Justino Monteiro e de Maria do Carmo de Souza,

h-Custódia Monteiro de Moraes; casada com Alcides Alceu de Moraes,

i-Pedro Monteiro Júnior, c/c

j- Avenil

k-Arlinda, casada com o Guilhermino Cintra; morreu jovem, mãe do Acácio, e, da Tia Aparecida, que se casou com o Totonho, filho da Maria do Carmo de Souza).

7- João Monteiro de Araújo (filho), JOÃOZINHO MONTEIRO casado com Lauriana Nunes de Souza, bisneta da Madrinha da Serra: Estes são os pais do QUINCA MONTEIRO, o Francisco Nunes Monteiro. CUIDADO COM HOMÔNIMOS AQUI.  tio João também teve um filho de nome João, irmão do Quinca Monteiro. FOI PARA PENÁPOLIS-SP. Temos foto dele com toda a família em volta na roça em 1952. Morreu em 1963, um queda na casa dele. Último filho do Coronel João Monteiro de Araújo a falecer em Penápolis-SP.

A Lauriana tinha esse nome em homenagem à sua avó, que era filha da Madrinha da Serra,  e, que morreu cedo.

O João Monteiro de Araújo Filho morreu velhinho, com 93 anos; triste de não morar mais na fazenda. Tiveram a Fazenda Velha, também chamada Fazenda Santa Lauriana.

Tiveram os filhos que vão da letra “”a”” até a letra  “”i””.

a- JOAQUIM  NUNES MONTEIRO, o “QUINCA MONTEIRO”, (nasceu em 1898 – faleceu em 6 de julho de 1977), casado, em 1920, em Penápolis-SP, com Custódia de Faria, (Franca-SP – 14/08/1900 – Falecida em 16 de novembro de 1967), filha de Francisco Antônio de Faria e de Placedina Maria de Jesus. Eu pesquiso se esta Placedina é da Família Monteiro de Araujo.

É pai da Iracema, (Cema), viúva do Orlando Parente, (1921-1983), fotógrafo. Iracema é mãe da Maria Sílvia, que foi Miss Penápolis-SP. Cema, falecida , em Penápolis-SP, em 2015 com 90 anos.

A Iracema, (Cema), é mãe também do Aníbal Joaquim, já falecido. Tem rua em Penápolis-SP com o nome do Orlando Parente, e, também, há mais algumas ruas com nomes de alguns de nossos primos e tios.

A MISS PENÁPOLIS-SP

MARIA SÍLVIA:

Que orgulho da nossa prima:

AMAMOS MARIA SÍLVIA

Uma das mais lindas descendentes da Madrinha da Serra 

Maria Sílvia, penta-neta da Madrinha da Serra

Amamos Maria Sílvia

Muito rico, o Quinca Monteiro, jogador, tinha muitas fazendas.

Quinca também é pai de Laurita, Semíramis, Lourdes, Ataliba, (26/09/1934-16/09/1993), Aníbal e a Jérsei.

Jérsei é a mais velha. Nasceu em 29/jun/1921, um ano depois do casamento do Quinca Monteiro. Casou-se com Otávio Odorico Strogen, em 16/jul/1942, e faleceu em 24/jun/1983.

A Laurita foi casada com Comendador Oswaldo Pedro, (*25 de julho de 1924  +1 de março de 1986), e, é mãe da Sheila e Vanessa.

O Inesquecível, e, lendário QUINCA MONTEIRO, pai da Cena, avô da Maria Sílvia

Imponente Túmulo do Quinca Monteiro – Tem rua com seu nome, na cidade de Penápolis-SP

– b- Maria de Lourdes, “Lica”, casada com o seu primoCarrinho“, (Carlos Monteiro Filho), filho de Carlos Justino Monteiro, e, de Maria do Carmo de Souza.

Ver sobre o Carrinho, abaixo, nos capítulo sobre os filhos da Maria do Carmo de Souza. Sobre o Carlos Monteiro Filho, Bibico, leia abaixo, no capítulo abaixo dos filhos da MARIA DO CARMO DE SOUZA, bisneta da Madrinha da Serra.

Ver sobre os Silva e Oliveira, fundadores de Uberaba-MG, em:

www.capitaodomingos.com

Na foto, tem o Carrinho, a Lica, o Bilico, a Nair e filhos, a Mirtes, a mãe da Nair, (Dona Ana), que é da família fundadora de Uberaba-MG

c- Iolanda , a LANDA, morreu, como a MADRINHA DA SERRA, em 2005, mais ou menos, com mais de 100 anos; foi casada com seu primo Álvaro Monteiro de Araújo, filho da Mariana Nunes de Souza, a número 7 abaixo, e, teve os filhos:

Terezinha Penha Monteiro VitalliCleusaJaçanãAntônio e Vadinhoeste  último ainda vivo.

SAM_3714

Landa, filha da Lauriana e do João Monteiro de Araújo Filho, foi homenageada como uma das pioneiras que nasceu, junto com Penápolis-SP, em 1908

 

Paulo César, filho do Alceu, Osvaldo Apparecido Monteiro de Araújo, (Vadinho), e, Mirtes, filha da Chinica

Quanta informação o Vadinho meu passou; eternamente grato a ele.

d- João Monteiro Júnior, Joãozinho, casou-se com sua prima Maria, filha da Ana Augusta Nunes de Souza, e, do Pedro Monteiro de Araújo; acima citado, no número 5, e- Francisco(“Chico”), casado com Inês Schudeler). Os filhos do Chico estão no Mato Grosso; o João Guilherme e..

f- Alzira, casada com Manuel Soares de Queirós, (NÉCA SOARES), e, teve os filhos: Nelson Monteiro Soares, Circe Monteiro Soares, (casada com João Gomes), João, Antônio,  Maria Tereza Monteiro Soares, (casada com Michel Caroy), Ciro Monteiro Soarese Maria José Monteiro Soares,(casada com Naor),

g- Antônio Augusto Monteiro, (Tonico), casado com Aparecida de Lima Monteiro, e, teve 9 filhos:

1-Ana Aparecida Monteiro, (falecida), que era casada com seu primo Euclides Aparecido Monteiro, (falecido), que tivera três filhos: – a-Antônio Euclides Monteiro, dono do Supermercado Monteiro, e, que tem um filho, o Diego Henrique Monteiro, -b- Eliza Carolina Monteiro, que tem uma filha, a Camila Monteiro, c- Júlio Cesar Monteiro que tem dois filhos, Júlio Cesar Júnior e Vitória Carolina Monteiro; 2-Mário Donizete  (falecido);

3- Antônio João Monteiro que teve dois filhos: Antônio Olcides Monteiro e Gláucia Lucinéia Monteiro; 5-Lauriana Monteiro que faleceu com sete anos de idade; 5- José Benvindo Monteiro que tem dois filhos: Alexandra Monteiro e Alexandre Monteiro; 6-Euclides Augusto Monteiro, (o Kidinho), falecido há dois anos, que teve quatro filhos: Eduardo Augusto Monteiro, Liege Colichio Monteiro, Pedro Paulo Colichio Monteiro e Guilherme Colichio Monteiro; 7-Celso Francisco Monteiro teve uma filha, (linda), Priscila Marques Monteiro; 8-Edson Assis Monteiro tem dois filhos: Guilherme Henrique Monteiro e Rômulo Marcelo Monteiro; 9- Eliza de Fátima Monteiro Tozatti tem três filhos: Bruno Paulo Monteiro Tozatti, Eros Rafael Monteiro Tozatti e Antônio Augusto Monteiro Tozatti,

http://www.facebook.com/profile.php?id=100000066198264

FILHOS DO ANTÔNIO AUGUSTO MONTEIRO

sam_1741

h-  Euclides Monteiro de Araújo, o “Kida,” que era casado com Carolina Strongren, e, que teve um filho: Euclides Aparecido Monteiro, (Nenen ou Nenê), que casou-se com sua prima Ana Aparecida Monteiro, filha do Tonico Monteiro, neta do João Monteiro Filho,  já falecida. Veja ítem g, acima.

i-Iraci, que foi casada com o Assis, seu primo, filho do Pedro Monteiro de Araújo, e, de Ana Augusta de Souza; veja, acima, no número 5

8- Maria Cândida de Assunção, AQUI ESTA PODE SER A MARIA CANDIDA MONTEIRO FALECIDA COM 86 ANOS EM PENÁPOLIS-SP EM 1934.  casada com Ananias Ferreira Barbosa.  Seu filho Francisco Ferreira Barbosa (Chico Barbosa) casou-se com a Adélia, filha do Carlos Monteiro de Araújo, portanto, seu primo. A Carmita conta que essa Maria Cândida de Assunção morou dois anos em Penápolis-SP, e, depois voltou para Uberaba-MG – PODE A CARMITA TER FALADO DE OUTRA. Deve ter morrido em Uberaba-MG. Ver sobre os filhos da Tia Adélia abaixo, e, na página inicial da Madrinha da Serra. FOI PARA PENÁPOLIS-SP.

9- Persília Cândida de Assunção, nossa amada avó: Vó Persília. Casada com ANTÔNIO JÚLIO DA SILVEIRA. O casamento provavelmente ocorreu, por volta de 1877, em Cássia-MG, Ibiraci-MG ou Partrocínio do Sapucaí-SP, onde Persília morava.

Os primeiros filhos foram nascidos lá ou em Patrocínio Paulista-SP. Sabemos que a filha Maria do Carmo foi para Uberaba-MG, já casada em Ibiraci-MG.

ANTÔNIO JÚLIO DA SILVEIRA nasceu, em 1858, em Passos-MG, morreu, aos 51 anos,  a Fazenda Badajós, em Uberaba-MG, de tuberculose. Antônio Júlio da Silveira bebia demais. Morreu pobre. Em 1904, vendeu terras para pagar dívida.

(João Severiano da Silveira e Hypolita Carolina de Abreu, são os pais da esposa do irmão da Persília, o José Cândido Monteiro, número 1 acima. ESTE CASAL, João Severiano e Hipólita, podem ser os pais DO ANTONIO JULIO DA SILVEIRA que se casou com a Persília, irmã de José Cândido Monteiro.

SIM, E JOÃO SEVERIANO É DE IBIRACI-MG também, como declarado, no casamento com Ana Cândida de Assunção, ver abaixo na 10-. João Severiano viúvo de Hipólita, casou com Ana Cândida, no mesmo dia em que José Cândido casou-se com a filha de João Severiano, a Silvéria. ver número 1- acima).

Por isso é provável que João Saveriano da Silveira já falecido em 1907 no inventário da vó Laura, seja pai de Antônio Júlio da Silveira. João Severiano teve o filho Antônio em Passos-MG em 1858.

VEJA A PAGINA SOBRE NÓS SILVEIRA NESTE SITE.

http://madrinhadaserra.com/historia-dos-silveira-fernandes-julio-da-silveira-no-brasil-comeca-na-inconfidencia-mineira/

Antônio Júlio da Silveira e Persília Cândida de Assunção tiveram de filhos, provavelmente em Ibiraci-MG, os 3 primeiros filhos, e o Juquinha caçula, declara no título de eleitor ser de Franca-SP. Nunca achamos o batizado.

FILHOS DA PERSÍLIA E ANTÔNIO JÚLIO DA SILVEIRA:

– 1- Maria do Carmo de Jesus, a mais velha, nascido por volta de 1875, e falecida em em 24/dez/1952 em Uberaba-MG. Casada com Jonas Lourenço Pereira Monteiro, falecido aos 95 anos, em Uberaba-MG,  em 13/dez/1953.  Vieram casados de Ibiraci-MG. 

Jonas Lourenço Pereira e Maria do Carmo de Jesus tiveram Alfredo Lourenço da Silva, em +- 1895, e, falecido em 07/jun/72, em Uberaba-MG.

Jonas Lourenço Pereira e Maria do Carmo de Jesus tiveram:

  • Euclides, Laura que foi para Trindade-GO, Floripa, Maria de Lourdes (cabrita), Maria Carolina (mãe da Tereza), Maria Augusta (Fiica, casada com seu primo José Luís, filho da Eleolina número 15 abaixo), e, Alfredo Lourenço da Silva que casou com Alvina Pereira.

Alfredo Lourenço da Silva que casou com Alvina Pereira. teve: Antonio Pereira Pires, Sebastião Lourenço da Silva, Cristino Natalino Pereira, José Lourenço da Silva, Ana Pereira da Silva (de Poncianos Uberaba-MG), João Domingos da Silva e João Miguel da Silva (gêmeos)

E Alfredo e Alvina, tiveram também, em 08/nov/1930, a Antônia Pereira Pires, (que se casou com Joaquim José Pires, em Uberaba-MG, em 1952,) e, teve a Maria Joana e José Pedro Pires.

– 2- Mariana Pires de Morais, era comprida, casada com Seo Lica ABILIO? Pires de Morais, seu TIO E PRIMO filho da Ana Cândida abaixo número 10,  PORQUE É PIRES DE MORAIS.. PELO LADO DE SUA VÓ LAURA PIRES DE MORAIS (TAMBEM LAURA CANDIDA DE ASSUNÇÃO)…. NA HIPOTESE DE ESTAR CERTO,, DE SEO LICA SER MEIO IRMAO DE ANTONIO JULIO DA SILVEIRA SEU LICA SE CASOU COM SUA SOBRINHA… ISTO PODE SER CONFERIDO NO CASAMENTO E DISPENSA… …MARIANA TEVE….teve o Celso (da máquina de arroz, e que teve a filha Shirley Prata ver livre DO SILVA AO PRATA), Nelson, Natal, José (bode), Danda, Anita, Nenzota Geralda (de Guararapes-SP), e, a filha Maria Pires de Morais, da qual tenho foto. Maria Pires de Morais teve Almir e Creusa: 

– 3- Antenor, casado com sua prima, a Maria Luisa, filha da número 15 abaixo, a Eleolina. Antenor teve a Carmita, a Aparecida (Cidica), Iraci doente desde os 7 anos, Francisca falecida aos 5 anos, Irmã Albertina, Irmão Simião ainda vivo em 2019.

Só a Cidica teve netos, e, morreu com 73 anos. Antenor mudou-se em 1944 para a cidade de Uberaba-MG deixando a Fazenda Badajós. Em 1946 morava na rua Beraldo Rossi. A sua mãe Persilia ficou na casa de Tia Mariana e morreu lá.. Antenor morreu com 72 anos. por volta de 1950. 

– 4- João Júlio da Silveira, Juquinha, caçula, natural de Franca-SP, 31/mar/1885, nunca achei o assento de batizado. MEU AVÔ PATERNO, que se casou com sua prima primeira ALCINA MONTEIRO,  a Chinica, filha de CARLOS JUSTINO MONTEIRO, o número 5 acima. Juquinha era o Caçula de Antônio Júlio e Persília. Filhos do Juquinha e Chinica: Domingos, Alcides, Alceu, Antônio Carlos, Julieta, Mirtes, Mílton.  ver mais sobre ele na página principal: http://www.madrinhadaserra.com  

10- Ana Cândida de Assunção, casada com João Severiano da Silveira, já viúvo, cuja filha Silveria se casou com José Cândido Monteiro, número 1 acima, e o filho AntÔNIO AMBOS DO PRIMEIRO CASAMENTO SE CASOU COM A Persilia. Ana ficou na Fazenda Badajós, em Uberaba-MG???, Pode ser esta que ficou só 2 anos em Penápolis-SP e voltou pra Uberaba-MG. Seria a mãe do Seo Lica que se casou com a Mariana filha de Antônio Júlio da Silveira acima.

Casamento de José Cândido e de Ana sua irmã,,,,, com Silveira e João Severiano… no mesmo dia, na mesma cerimônia em Passos-MG.

joao severiano casamento

11- Maria das Dores Monteiro, (Tia Sadóca), casada com Joaquim Garcia de Almeida. Carmita sabia do apelido dela. Carmita também falava de uma Dolores na foto com Persilia e Juquinha.  Faleceu viúva em Penápolis-SP, em 1948. FOI PARA PENÁPOLIS-SP. Temos o atestado de óbito.

12- Cassiana Cândida de Assunção, (também chamada Cassiana Monteiro de Araújo); era chamada de Tia Ciana; era atrapalhada da cabeça; viveu e acredito que morreu no Badajós, em Uberaba-MG. Casada com Olímpio de Araújo Roso. Este Olímpio era descendente do fundador de Uberaba-MG, Sargento Mór Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira. Conta-se muito que Tio Neca foi o último a sair do Badajós.

Filhos:

(Procuramos contacto com seus descendentes):

-1 Aristides
-2 Américo
-3 Adelino
-4 Maria
-5 Almerinda
-6 Agripina
-7 Antônio

Imagino que tia Ciana morreu no Badajós. A Tia Ciana casou na família dos Rocha Miranda,e, família do Fundador do Uberaba-MG, Sargento Mór Eustáquio, como  também o é, o Tio Neca abaixo, o 16 filho caçula do Coronel João Monteiro de Araujo-.

Aqui a Genealogia dos Miranda do marido da Cassiana:

1- Sebastiana Maria do Espirito Santo, natural do Desemboque-MG onde se casou, em 1815, com o Capitão Tomaz José de Miranda Porto, natural do Porto Portugal, filho legítimo de José de Miranda Porto e de Maria Joaquina Diniz Wauxiller. Foi proprietário da Fazendinha que ele mudou o nome para Badajós.

2-1 Tomázia de Miranda, batizada a 2 de abril de 1819, em Uberaba-MG, casada com Antônio de Araújo Roso, natural de Mogy Mirim, Estado de S. Paulo. Teve:

3-2 Paulinho de Araújo Roso, natural de Uberaba-MG, onde, há anos, faleceu casado com Maria Cândida de Oliveira, natural de Dores de Santa Juliana (município de Araxá-MG), filha legítima de Bernardino Alves da Costa e Balduina Francisca de Oliveira, Teve os seguintes filhos nascidos em Uberaba-MG:

4-1 Olímpio de Araújo Roso, casado com Cassiana Monteiro de Araújo, filha legítima do Capitão João Monteiro de Araújo, morador na mesma Fazenda Badajós. Teve:
5-1 Aristides
5-2 Américo
5-3 Adelino
5-4 Maria
5-5 Almerinda
5-6 Agripina
5-7 Antonio

Nota: A Carmita fala em Ione, que teve filhos Mario e Helena dos quais ela tinha foto.

Ver no site da Família Silva e Oliveira:

http://www.capitaodomingos.com

Filhos de Cassiana, a tia CIANA:

Aristides, Américo, Adelino, Maria, Almerinda, Agripina e Antônio.

13- Ester Cândida de Assunção, casada com Joaquim Nunes de Souza, bisneto da Madrinha da Serra, foram para Penápolis-SP, ele foi vereador da primeira turma em Penápolis-SP em 1914, avôs do Paulo Nunes de Souza. FOI PARA PENÁPOLIS-SP. Tem túmulo grande no cemitério de Penápolis-SP. Fizeram homenagem na Câmara Municipal a ele.

Joaquim Nunes de Souza, FOI PARA PENÁPOLIS-SP, VEREADOR IMPORTANTE, casou-se com Ester Cândida de Assunção (Monteiro), filha do Coronel João Monteiro de Araújo. JOAQUIM NUNES DE SOUZA, (1868-1941); foi um dos primeiros VEREADORES de PENÁPOLIS-SP, em 1914, e, foi presidente da Câmara Municipal de Penápolis-SP.

Alguns anos atrás, foi homenageado, na Câmara Municipal de Penápolis-SP, sendo seus netos chamados para a homenagem. Há em Penápolis-SP, uma rua com seu nome.

Túmulo, em Penápolis-SP, do Coronel Joaquim Nunes de Souza

Abaixo os filhos do Joaquim Nunes de Souza e Ester Cândida de Assunção (Monteiro):

a-Alberto c/c a Tia Nenê, (ver abaixo, nos filhos da Maria do Carmo de Souza), – Albertina c/c Ninil Vieira, pais de: Abadia, Firmina, Ubirajara que morreu novo, Sônia que morreu cedo, e Ester que esta viva ainda em Piracicaba-SP.

b-Tonico, (Antônio Nunes de Souza), casado com…., é  pai do Paulo Nunes de Souza, da Geralda de Souza, (a Janir), c/c Oswaldo da Silva, (pai do Osvaldinho, que foi prefeito de Campos de Jordão-SP).

Tonico é também pai da Flora, e, do Renato Nunes de Souza. Grande Paulo Nunes de Souza, trampista, batalhador.

O Paulo Nunes de Souza andou pelo mundo, conheceu o Rei do Gado, lá em Andradina-SP; lembrava muito dos carros de boi puxando madeira lá em Penápolis-SP.

Teve posto de gasolina, em sociedade com sua irmã Geralda, em São José dos Campos-SP, onde  tinha um macaquinho e uma araponga.

O Tonico, pai dele, tocava gaita no posto de gasolina do Paulo, o Posto Caminho das Praias, saída pro litoral Norte.

Paulo Nunes de Souza, neto da Ester Cândida de Assunção (Monteiro), e, do Coronel Joaquim Nunes de Souza

c- Sador –

d- Maria –

e- Custódio –

f- Pedro Nunes de Souza, faleceu solteiro.

gArthur Nunes de Souza – Natural de Uberaba-MG, casado em Penápolis-SP, com Rita Nunes Vieira, natural de Franca-SP, e, filha do Capitão Luciano Vieira Santiago e Dona Firmina Garcia Duarte. Da Família Garcia Duarte, do Barão da Franca. Teve a filha Consolação Aparecida em 28/set/1922. Tem mais Garcia Duarte unido à família.

14- Carlota Cândida de Assunção, casada com João Garcia Duarte Vieira, (pode ser dos Garcia Vieira que foram para Penápolis-SP, dos parentes do Barão da Franca-SP, o José Garcia Duarte). Podem ter ido para Penápolis-SP. Alceu Júlio da Silveira, filho da Chinica, neto do Carlos Monteiro, no seu nascimento, teve um declarante de nome José Garcia Duarte Vieira. E tem o José Garcia Vieira (Dico) pode ser filho dela. Ele é casado com a Tóda, ver abaixo, filha do Carlos Monteiro. Neste caso Tóda seria casado com primo também. O Filó diz que eles não são primos.

15- Eleolina (Leolina – Liola – Dolina) Cândida de Assunção, casada com Antônio M? da Costa. Já veio casada de Ibiraci-MG (antigo Aterrado, perto de Itirapuã-SP, do Morro Redondo, perto da Fazenda da Serra. Eleolina teria morrido de derrame em 1925.

Eleolina teve:

Maria Luisa Monteiro, casada com seu primo primeiro, o Antenor Julio da Silveira, filho da número 9 acima a (Persília). Antenor e Maria Luisa são os pais da Carmita da Silveira (e outros, ver no n° 9 acima). É a Carmita que tem depoimento em vídeo no inicio desta página. Eleolina assim como Maria Luisa e Antenor ficaram no Badajós em Uberaba-MG. Não foram para Penápolis-SP.

Teve João, casado com Francisca, filha do Alfredo (primo?).

Teve José Luis (rico, fazenda no Mato Grosso) casou com Fiica (Maria Augusta) sua prima filha da Tia Maria do Carmo, filha da Persília número 9 acima. Fiica é mãe da Mariquinha. (José Luís e Fiica são primos. Ver Fiica no número 9 acima, filha da Maria, e neta da Persília). Teve filho Alfredo e a Mariquinha.

Teve Eleolina ainda os filhos: Amélio (pai do Ederson? e da Erica?, do João e do Domingos), Joaquim, Gulhermina, Afonso.

16- Manuel Monteiro da Silva, NECA, caçula, nascido na Fazenda do Morro Redondo onde hoje fica no município de Itirapuã-SP, em 1878, Tio Néca, CAÇULA, o último a sair da Fazenda Badajós, em 1939, e foi para Trindade-GO. Pioneiro na nova região de Goiânia-GO, fundada em 1933. Pioneiro em Trindade-GO, dá seu nome à principal avenida de Trindade-GO. Produtor rural e empresário. Homem de posses, filho prefeito municipal, visitou Uberaba-MG, pioneiro e construtor de Trindade-GO.

Pai de Maria de Lourdes, Iracema, José, Benigno, Hílton, Ester e Wilson. Ver abaixo.

Tio Néca foi casado com Virgínia da Rocha, descendente do fundador de Uberaba-MG, Major Eustáquio, que teve a filha natural:

Aqui trecho do livro do Dr. Hildebrando Pontes sobre o Fundador de Uberaba-MG:

O sargento-mór Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira, fundador de Uberaba-MG,  teve:

1- Sebastiana Maria do Espirito Santo, filha natural, natural do Desemboque-MG onde se casou, em 1815, com o Capitão Tomaz José de Miranda Porto, natural do Porto Portugal, filho legítimo de José de Miranda Porto e de dona Maria Joaquina Diniz Wauxiller. Foi proprietário da Fazendinha, hoje Badajós. Mudou o nome da Fazendinha para Badajós. Pais de:

2-10 Virginia Damiana de Miranda Rocha, nascida em Uberaba-MG, a 27 de setembro de 1837, casada, a 27 de setembro de 1853, com o Tenente Francisco Ferreira da Rocha (Nenê), nascido em Uberaba-MG, a 23 de agosto de 1829, filho natural de Maria Martinha de Jesus, já falecido.

Nota O pai do Nenê é o Padre Francisco Ferreira da Rocha.

Nenê e Virginia tiveram:

3-5 Francisco Lazarino da Rocha Miranda, casado, em primeiras núpcias, com Rita Messias da Rocha, filha legítima de Antonio Peregrino Alves e em segundas núpcias com Maria do Carmo, filha legítima do Coronel José Rodrigues da Cunha Teixeira, (Vide Tit. Rodrigues da Cunha, de autoria também do Hildebrando Pontes); Francisco teve:
Do 1º matrimônio:
4-1 Maria
4-2 Virginia, CASADA COM O TIO NECA, pais de Maria de Lourdes, Iracema, José, Benigno, Hílton, Ester e Wilson.
4-3 Vicente

Ver no site da Família fundadora de Uberaba-MG

http://www.capitaodomingos.wordpress.com

TIO NECA

dá nome à principal rua de Trindade-GO

IMG_0713

Tio Néca teve 7 filhos:

Maria de Lourdes, Iracema, José, Benigno, Hílton, Ester e Wilson.

Maria de Lourdes que temos informação que voltou para Uberaba-MG, e mais dois de seus filhos ou netos voltaram de Trindade-GO para Uberaba-MG. Viveram estes dois filhos uns tempos no Estado do Tocantins. Têm, seus descendentes, terras no Badajós em 2014.

Moram eles ou filhos deles no Bairro da Abadia, em Uberaba-MG. A filha Ester já casada em 1939, não foi para Trindade-GO, permanecendo em Uberaba-MG.

A Vovó LAURA teve ele com 49 anos de idade, isso por volta de 1878, quando nasceu Tio Neca, em Franca-SP, na Fazenda Morro Redondo do Pontal, atualmente Município de Itirapuã-SP.

Vou procurar inventários deles todos.

Ver sobre esta família abaixo em:

http://www.madrinhadaserra.wordpress.com

Agora, só a família do Quinto filho do Coronel João Monteiro de Araújo (1820-1900) e da vó Laura Cândida de Assunção (1829-1907):

Veja agora os filhos e descendentes do CARLOS JUSTINO MONTEIRO, O NÚMERO 5 ACIMA,  casado com MARIA DO CARMO DE SOUZA, quinto filho do CORONEL JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO: FOI PARA PENÁPOLIS-SP.

10 filhos:

5 (ou seis) destes monteiro casaram com primos em primeiro grau.

Foto rara só com adultos sem netos e ninguém sorrindo. Não se dava risada para tirar foto.

familiamonteiropenapolis0001

Carlos Justino Monteiro, Maria do Carmo de Souza, e, seus 10 filhos, em Penápolis-SP, em 1927

Adélia, a mais velha, nascida em Patrocínio Paulista-SP,  que foi casada com o seu primo Francisco Ferreira Barbosa (Chico Barbosa). Viveram em Promissão.

A Madrinha Adélia era a mais velha dos 10 irmãos, (mãe da do Geraldo Barbosa (que foi casada com Catarina), Edite c/c Luís, Filhinha (mãe da Marili, Magali e Fernando) e da Nair que foi casada com o Nenê Langhi).

O Geraldo Barbosa eu conheci, foi pioneiro em Campo Mourão-PR, gostava de visitar parente. Eh homem bom. Contou-nos muitas histórias antigas que vou postar em breve. Visitamos eles em Campo Mourão-PR , na Páscoa de 1987, na casa do filho dele, o Francisquinho. Ele tem também o Geraldinho, instrutor de paraquedismo em Guaratinguetá-SP.

Emília, Bia, que foi casada com o Professor Altino de Araújo Vaz de Melo, (mãe do Frei José ( batizado como Garibaldi Celso), da Iraci Béber c/c Guilherme Béber, da poetiza Carmita de Melo Ahmad, do Carlito e do ………).

A Iraci Béber teve a Bila (já falecida), o Carlota que é o pai da Cristiane Beber casada com o Carrapóz, que tem Locadora pertinho da casa da Cema, (filha do Quinca Monteiro e mãe da miss Penápolis-SP).

Custódia, (Tóda), que foi casado com José Garcia Vieira, DICO, dos “Garcia Duarte” do Barão da Franca. TÓDA (Custódia) é mãe de Jandira (casada com irmão do Ninil e tem os filhos: 1-José Mauro, 2-Juraci e 3-Maria do Carmo (Cotinha)). TIA TÓDA (Custódia) também é mãe e José (Zeca) e da Eunice. A Eunice era de Avanhandava-SP onde tem filhos.

Acreditamos que o José Garcia Vieira é primo da Tóda e filho da Carlota Cândida de Assunção, irmã do Carlos Monteiro pai da Custódia.  A Carlota é casada com João Garcia Duarte Vieira. Filó diz que não são primos.

ABÍLIO, Bilico, que foi casado com Nair Correia, da família Silva e Oliveira; Bilico é pai da Adair que é casada com o vereador de Uberaba-MG Arly Coelho). Bilico também é pai do Wanderlei, do Elton Siles e da………….., ainda vivos). Estes “Correia’ da Tia Nair parece que são parentes dos Silveira do Juquinha e Antenor.  Certo é que a Nair Correia é parente minha por parte dos Silva e Oliveira pioneiros em Uberaba-MG. Vou pesquisar mais no livro dos Silva e Oliveira. É homenageado dando nome a uma rua em Uberaba-MG, a Rua Abílio Monteiro.

CARLOS, Carrinho, que foi casado com sua prima Maria de Lourdes (Lica) Monteiro, filha do João Monteiro de Araújo Júnior e Lauriana de Souza. Carrinho é pai do pai do Walter Monteiro, ainda vivo e que não teve filhos. Primos 2 vezes , o Carrinho e a Lica.

Alcina Monteiro (a Chinica) TRI-NETA da MADRINHA DA SERRA, (filha de MARIA DO CARMO DE SOUZA), se casou com seu primo JOÃO JULIO DA SILVEIRA (o JUQUINHA) e tiveram 7 filhos. Ou seja: Chinica e Juquinha são netos do Coronel João Monteiro de Araújo. Tiveram também um menino que nasceu morto em 1931.

URIAS, que foi casado, em 1920, em Penápolis-SP, com sua prima 2 vezes, a Mandica (Armanda Monteiro de Souza), filha do tio Pedro Monteiro de Araújo e Ana Augusta de Souza. Pedro é irmão do pai do Urias. Ana Augusta é irmã da mãe do Urias.

O Urias foi a cavalo na comitiva do Badajós em Uberaba-MG para Penápolis-SP, já prometido pra Mandica, e ela ia na garupa do cavalo do Urias.

Urias é pai da Cidinha casada com José de Castro, da Marina casada com Filó Cruvinel, e da Honorina casada com Antônio Carrilho de Castro Neto (o Toneco). José de Castro e TONÉCO são irmãos.

Amélia, (Melinha), que foi casado com Enoch de Paula Ribeiro, (que era viúvo de uma prima nossa, a Laura Nunes Monteiro, que é filha da Antônio Monteiro de Araújo e da Mariana Nunes de Souza). Enoch morreu com 104 anos na casa da neta a Anita Sampaio.

Melinha é mãe do Hélio, que faleceu em 2011, e, que foi casado com Odete. Hélio teve vários filhos. Melinha também é mãe do Laércio que morreu de acidente com 20 anos de idade. Enoch teve três filhos no primeiro casamento: Fiica, Anita, casada com João Sampaio (que foi prefeito de Penápolis-SP), e Lutácio. VER SOBRE ELES, acima, na parte do ANTONIO MONTEIRO DE ARAUJO E MARIANA (filha da Custódia Nunes).

Totonho Totonho, que casou, em Penápolis-SP, com sua prima em segundo grau, a Maria Aparecida Cintra Monteiro, filha do primeiro casamento de Guilhermino Cintra, natural do Garimpo das Canoas-MG, com a Arlinda de Souza Monteiro, que é filha do tio Pedro Monteiro de Araújo.

A segunda esposa do Guilhermino era a Cândida. A Tia Aparecida é irmã do Acácio. Totonho  era o caçula e primeiro a falecer em 1947, tragicamente, (pai de José, Inês e do Toninho, estes 3 ainda vivos). Portanto tia Aparecida e Totonho também são primos (em segundo grau).

Totonho teve o José, o Toninho e a Inês (casada com o José Floriano Delgado) e que é mãe do Marcelo e da Mônica. O Marcelo tem os filhos Lucas e Rafaela. A Mônica tem o filho Bruno (pai do Felipe), e, as gêmeas Beatriz e Gabriela.

O Toninho tem o Gustavo e a Juliana (que é mãe da Isadora). O Tio Totonho morreu na roda do engenho. Estava muito frio e o capote dele enroscou na roda.  a Mônica me adora.

ANTONIETA, a Tia Nenê, que foi casada com seu primo Alberto Nunes de Souza ( sem filhos). Alberto é filho do Joaquim Nunes de Souza e Ester Cândida Monteiro. São primos 2 vezes portanto, Nenê e Seo Alberto.

==

20 Respostas to “0 A Família Monteiro de Araújo, de Penápolis-SP, Uberaba-MG, Trindade-GO, Itirapuã-SP, Patrocínio Paulista-SP, Candeias-MG, e, Barbacena-MG – família portuguesa com certeza – O Coronel JOÃO MONTEIRO DE ARAÚJO, (1820-1900), cujos descendentes casaram-se nas famílias: Correia, Nunes de Souza, Gouveia, Sampaio, Béber, Leme, Goulart, Strogen, Barbosa, Silveira, Marques, Delgado, Morais, Parente, Pires de Morais, Vaz de Melo, Gomes da Silva, Faleiros, Cruvinel Borges”

  1. marcelo magrin Says:

    Olá, a minha avó olga monteiro era de itirapuã, filha de Manoel Gonçalvez monteiro . Seu irmao juvencio monteiro morava em penapois .Será que eles teriam algum parentesco com joao monteiro de araujo?

  2. Lucas Fernandes Castro Says:

    Gostaria de saber se você tem fotos antigas de Candeias Minas Gerais para me enviar.

  3. Rosangela Maria de Andrade Says:

    OLÁ…NASCI EM GOV.VALADARES,EM 1964, MINHA MÃE SE CHAMA MAURA E MEU PAI ANEDINO VIEIRA DE SOUZA…SEGUNDO MINHA MÃE, ELE JÁ É FALECIDO DESDE QUE EU TINHA 1 ANO E 8 MESES, MEU NOME NO BATISTÉRIO CONSTA COMO “GENIRA VIEIRA DE SOUZA”, ELA TAMBÉM DIZ QUE TENHO DOIS IRMÃOS POR PARTE DE PAI , JANDIR E LUIZINHO E QUE MORAVAM NA ILHA DOS ARAÚJO. GOSTARIA DE REENCONTRÁ-LOS, É POSSÍVEL ?? OBRIGADA, AGUARDO RESPOSTA.

  4. Maria de Lourdes Vieira Milreu Says:

    Oi, meu nome é Maria de Lourdes Vieira Milreu, sou filha dos falecidos Vicente Vieira da Silva e Luzia Maia da Silva. Sobrinha neta de Domingos Vieira da Silva. Sei que nasci na Fazenda do Quincas Monteiro. Gostaria de saber o nome da Fazenda. Seria possível? Sempre tive essa curiosidade. Obrigada!

    • GENEALOGIA SILVA OLIVEIRA UBERABA-MG FRANCA-SP MADRINHA DA SERRA Says:

      Parabéns. Gostaria que nos escrevesse sobre o Domingos Vieira e os filhos deles. O Quinca tinha muitas fazendas. A Fazenda do pai dele era a Fazenda Santa Lauriana, ou fazenda velha. a Cema filha do Quinca morreu este ano.

  5. Sonia Monteiro Says:

    6- Pedro Monteiro de Araújo, casado com Ana Augusta de Souza, bisneta da Madrinha da Serra. ESSE FOI PARA PENÁPOLIS-SP, MORREU EM 1944 EM PENÁPOLIS-SP; pai da DONA MANDICA que se casou com o URIAS, seu primo. FOI PARA PENÁPOLIS-SP.

    Meu Deus, sou a sétima geração após a Madrinha da Serra.
    A Mandica era irmã do meu avô Adauto Monteiro de Souza.
    Tem foto dele com minha avó, minha mãe e tio pequenos aqui no site.
    Sou Sonia Valéria Monteiro de Souza, filha de Waldecir Monteiro de Souza, filha de Adauto Monteiro de Souza, filho de Pedro Monteiro de Araujo e Ana Augusta de Souza. Tem fotos de nosso albúm aqui no site.

  6. Joana darc Ananias de Jesus Says:

    SOU NETA DE JOÃO ANANIAS CÂNDIDO..FILHA DE ANTONIO ANANIAS SOBRINHO..MEU NOME JOANA DARC ANANIAS DE JESUS..

  7. Joana darc Ananias de Jesus Says:

    Família João Ananias Cândido gostaria de saber sobre os Ananias de onde vieram se eles fazem parte dessa família gostaria de saber mais vou deixar o meu e-mail entra em contato comigo por favor

  8. Joana Darc Garcia Sady e Ávila Says:

    Sou neta de Maria Augusta Monteiro, filha de Jose Cândido Monteiro. Frequentei a casa de tia Adelina, que também morava em Uberaba, e lembro de minha mãe receber visita da tia Izoldina, que morava em Pirassununga. Convivo com bisneta da Ilydia. Achei bom dar esse mergulho no passado.

    • GENEALOGIA SILVA OLIVEIRA, Faleiros, Leme, UBERABA-MG, FRANCA-SP, MADRINHA DA SERRA, Três Ilhoas Says:

      Parabéns. Estava esperando vocês aparecerem. O José Cândido que fala é o que morreu em 1916 em penápolis-sp? conte sua história, passe o nome dos netos todos e onde viveram.

  9. ANA PAULA MONTEIRO Says:

    Boa Noite!
    Meu nome é Ana Paula Monteiro e sou bisneta de Manoel Monteiro da Silva (NECA) e Virgínia da Rocha Monteiro (GINICA)
    Estamos preparando um grande encontro da Família Monteiro que acontecerá em 08/09/2018 em Trindade/GO.
    Quero agradecer as informações que obtive neste site que foram valiosissímas para o resgate da memória de minha família.
    Escrevi um panfleto com a nossa história e se for de utilidade para vocês, gostaria de enviá-lo.
    Grande abraço!
    Ana Paula Monteiro
    monteiroefreitas@yahoo.com.br

    • GENEALOGIA, Familias, SILVA OLIVEIRA, Faleiros, Leme, UBERABA-MG, FRANCA-SP, MADRINHA DA SERRA, Três Ilhoas Says:

      ok. pode enviar. mande foto do encontro. não posso ir porque vou operar.

    • GENEALOGIA, Familias, SILVA OLIVEIRA, Faleiros, Leme, UBERABA-MG, FRANCA-SP, MADRINHA DA SERRA, Três Ilhoas Says:

      divulgue o site. sempre entre pois tenho muita coisa a acrescentar no site que ainda estão nos meus rascunhos. alem de mais fotos para postar.

    • GENEALOGIA, Familias, SILVA OLIVEIRA, Faleiros, Leme, UBERABA-MG, FRANCA-SP, MADRINHA DA SERRA, Três Ilhoas Says:

      mande nomes de filhos e netos do neca para eu acrescentar.

  10. GENEALOGIA, Familias, SILVA OLIVEIRA, Faleiros, Leme, UBERABA-MG, FRANCA-SP, MADRINHA DA SERRA, Três Ilhoas Says:

    1- o Sr. lembra de alguma coisa que falavam da vó laura cândida Pires de Morais e do Coronel joão monteiro de Araujo, pais do Carlos e do Pedro Monteiro?

    2- o Sr. conheceu a tia ciana (Cassiana) do Badajós, irmã do pedro e do carlos monteiro? o sr. conhece netos da tia ciana? (tenho fotos), conhece a shirley prata?

    3- Sabe de netos da tia ciana, filhos de:
    Olímpio de Araújo Roso, casado com Cassiana Monteiro de Araújo, filha legítima do Capitão João Monteiro de Araújo, morador na mesma Fazenda Badajós. Teve:
    5-1 Aristides
    5-2 Américo
    5-3 Adelino
    5-4 Maria
    5-5 Almerinda
    5-6 Agripina
    5-7 Antonio

    4- o sr. conheceu, no badajós, a casa antiga de escadaria que o Bilico falava?

    5- o sr morou lá no badajos? o sr. é monteiro por parte de mãe?

    6- seo lica pires de moraes é filho de ana candida de assunção monteiro?

    7- Seu Lica é primo da tia mariana? Seo Lica se chamava Abílio, alfredo?

    8- o tio urias veio quando que ano de penapolis?, urias morava onde em penapolis?, e comprou de quem a fazenda de uberaba?

    9- sabe da gente do ninil, onde moram?

    10- a filha do tio neca que ficou em uberaba, sabe dela, dos netos dela?

    11-o tio neca veio visitar uberaba ou nunca mais voltou? como era o tio neca?

    12- no chuá, tinha uma mulher que falava de filhos de neca que voltaram, a mulher era do bairro NS aparecida: ela dizia que netos do tio neca moram na abadia, sabe deles?

    13- quantos irmãos monteiro foram mesmo para penapolis?
    Foram estes 8 irmãos, filhos do coronel joão monteiro, que foram para penapolis, confere?
    -Carlos
    -Pedro
    -Antonio
    -joão
    -maria das dores (essa é sadoca? dolores?
    -Ester
    -Maria candida
    -João Candido, o mais velho, pai da adelina e maria augusta de uberaba

    14- a carmita falava de uma irmã monteiro que ficou dois anos em penapolis e voltou para uberaba, sabe qual é ela, a carlota?

    15- O sr. disse que 5 irmãos monteiro casaram com primos.
    foram 5 casados primo com prima
    chinica e juquinha
    pedro e mandica
    adelia e chico barbosa
    Carrinho e Lica
    nene e alberto

    16-E a Tóda era prima do José Garcia Vieira? Sabe onde este Vieira morreu? Tóda morava aonde? avanhandava?

    17- e o sr. sabe que o totonho é primo segundo da tia aparecida?

    18- o sr. conheceu, como eram e sabe dos netos desses monteiros que não foram para penápolis? como chamam
    persilia, que lembra da vó persília? e das outras
    eleolina
    ana candida
    cassiana, ciana
    carlota

    19- quem era a sadoca e quem era tia dolores?

    20- os monteiro foram para uberaba em 1912 (logo que juquinha casou), é verdade que teve outra leva de monteiro com tio joãozinho em 1911 para penapolis?

    21- o sr. conheceu fihos do joão candido monteiro, a adelina e maria augusta?

    22- o sr conhece os rocha miranda, da tia ciana, sabe deles?

    23- qual a idade do frei simeão, ainda vive?
    24- sabe qual é a tia Maria que arrumava casamentos de primos com primos?
    25- sabe dos filhos e netos da filha do tio neca, a que ficou em uberaba-mg, onde moram?

Deixe um comentário